segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jogos de tabuleiro adaptados a pessoas com deficiência visual

"Tendo em consideração aspectos como a usabilidade, ergonomia, exequibilidade, economia e sem descurar a atractividade e criatividade, efectuaram-se alterações ao nível dos contrastes, texturas e relevos dos materiais e suportes de informação das regras", explica a ACAPO. Os jogos adaptados, três dos quais integram o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, "além de contribuírem para o desenvolvimento do raciocínio matemático, fomentam, nos seus praticantes, atitudes sociais como a cooperação, espírito de equipa, respeito mútuo, responsabilidade e iniciativa", acrescenta.

Os jogos estão adequados para praticantes de todas as idades, sendo indicados para o processo de aprendizagem dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A LuduScience - Ideias e Ciências dedica-se à concepção, criação e divulgação de material didáctico e jogos educativos, pretendendo aliar a tudo isto uma outra componente que se traduz na preservação do património histórico-cultural português.

Os jogos educativos podem ser adquiridos através das delegações da ACAPO, na página da LuduScience, na Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no museu da Universidade de Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e no Museu Municipal de Penafiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário