A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje a disponibilização de um roteiro turístico, em braille, destinado aos invisuais que visitam os espaços da instituição. O roteiro, disponível em português e inglês, pretende tornar «mais acessível» a visita aos invisuais, fornecendo informação complementar às explicações dadas pelos guias turísticos, disse hoje à agência Lusa Maria Isabel Teixeira, do Gabinete de Apoio a Necessidades Educativas Especiais da UC.
«Permite não só acompanharem com mais pormenor as explicações dadas pelos técnicos, mas também guardarem consigo a história e os monumentos e usufruírem de repetidas leituras, saboreando este circuito turístico», afirmou.
O roteiro em braille está disponível ao mesmo preço (2,5 euros) do guia turístico normal, tendo sido produzidos, nesta fase, apenas 12 exemplares, seis em português e outros tantos em inglês.
«O roteiro é uma inovação mas, para já, não temos necessidade de uma produção em série. A procura ainda é uma incógnita. Se se revelar necessário, serão disponibilizados mais exemplares», disse Maria Isabel Teixeira.
Todos os anos cerca de 500 mil turistas de diversas proveniências visitam o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, num circuito que inclui, entre outros espaços, visitas à Sala dos Capelos, Torre, Biblioteca Joanina Capela de São Miguel ou a Prisão Académica.
Sem comentários:
Enviar um comentário