O colóquio Leitura: investigação e ensino surge na sequência de actividadesde investigação sobre Leitura que têm vindo a ser desenvolvidas nolaboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da Universidade deLisboa, no âmbito de projectos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkiane pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A investigação no domínio da Leitura desenvolve-se em Portugal nasinstituições de ensino superior e em algumas associações na área da saúde edo ensino. As abordagens são variadas, como requer uma área multidisciplinarque inclui abordagens sociológicas, literárias, psicolinguísticas,neurolinguísticas e outras. Por contactos regulares que temos vindo aprivilegiar com equipas de investigação em Portugal, constatamos que osestudos realizados e em curso são de excelente qualidade, mas que sedistribuem por tópicos que por vezes são exaustivamente estudados, deixandooutros tópicos relevantes por abordar e por aprofundar.
Surgiu assim a ideia de promover um espaço de diálogo que criasse condiçõespara a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para oestabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entreequipas. São objectivos do colóquio Leitura:investigação e ensino:- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para ainvestigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e emneurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervençãoclínicas.- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudodos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico eavaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, nosentido de conjugar esforços de investigação.
Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivasimplicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturadordas conferências e das mesas-redondas programadas.Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome,internacionais e nacionais.
Para mais informações aceda ao site:
A investigação no domínio da Leitura desenvolve-se em Portugal nasinstituições de ensino superior e em algumas associações na área da saúde edo ensino. As abordagens são variadas, como requer uma área multidisciplinarque inclui abordagens sociológicas, literárias, psicolinguísticas,neurolinguísticas e outras. Por contactos regulares que temos vindo aprivilegiar com equipas de investigação em Portugal, constatamos que osestudos realizados e em curso são de excelente qualidade, mas que sedistribuem por tópicos que por vezes são exaustivamente estudados, deixandooutros tópicos relevantes por abordar e por aprofundar.
Surgiu assim a ideia de promover um espaço de diálogo que criasse condiçõespara a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para oestabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entreequipas. São objectivos do colóquio Leitura:investigação e ensino:- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para ainvestigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e emneurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervençãoclínicas.- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudodos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico eavaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, nosentido de conjugar esforços de investigação.
Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivasimplicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturadordas conferências e das mesas-redondas programadas.Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome,internacionais e nacionais.
Para mais informações aceda ao site:
O colóquio Leitura: investigação e ensino surge na sequência de actividadesde investigação sobre Leitura que têm vindo a ser desenvolvidas nolaboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da Universidade deLisboa, no âmbito de projectos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkiane pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A investigação no domínio da Leitura desenvolve-se em Portugal nasinstituições de ensino superior e em algumas associações na área da saúde edo ensino. As abordagens são variadas, como requer uma área multidisciplinarque inclui abordagens sociológicas, literárias, psicolinguísticas,neurolinguísticas e outras. Por contactos regulares que temos vindo aprivilegiar com equipas de investigação em Portugal, constatamos que osestudos realizados e em curso são de excelente qualidade, mas que sedistribuem por tópicos que por vezes são exaustivamente estudados, deixandooutros tópicos relevantes por abordar e por aprofundar.
Surgiu assim a ideia de promover um espaço de diálogo que criasse condiçõespara a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para oestabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entreequipas. São objectivos do colóquio Leitura:investigação e ensino:- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para ainvestigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e emneurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervençãoclínicas.- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudodos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico eavaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, nosentido de conjugar esforços de investigação.
Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivasimplicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturadordas conferências e das mesas-redondas programadas.Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome,internacionais e nacionais.
Para mais informações aceda ao site:
A investigação no domínio da Leitura desenvolve-se em Portugal nasinstituições de ensino superior e em algumas associações na área da saúde edo ensino. As abordagens são variadas, como requer uma área multidisciplinarque inclui abordagens sociológicas, literárias, psicolinguísticas,neurolinguísticas e outras. Por contactos regulares que temos vindo aprivilegiar com equipas de investigação em Portugal, constatamos que osestudos realizados e em curso são de excelente qualidade, mas que sedistribuem por tópicos que por vezes são exaustivamente estudados, deixandooutros tópicos relevantes por abordar e por aprofundar.
Surgiu assim a ideia de promover um espaço de diálogo que criasse condiçõespara a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para oestabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entreequipas. São objectivos do colóquio Leitura:investigação e ensino:- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para ainvestigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e emneurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervençãoclínicas.- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudodos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico eavaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, nosentido de conjugar esforços de investigação.
Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivasimplicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturadordas conferências e das mesas-redondas programadas.Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome,internacionais e nacionais.
Para mais informações aceda ao site:
Sem comentários:
Enviar um comentário