terça-feira, 17 de setembro de 2019

Facing Emotions é a aplicação da Huawei que ajuda pessoas cegas a interpretar emoções


A Huawei refere, acreditar que a tecnologia deve ser livre e estar disponível para todos. Independentemente de quem somos ou de onde vimos. Para que a vida de todos seja melhor. A aplicação Facing Emotions faz parte desta missão assumida pela marca chinesa. Com aplicação Facing Emotions, a Huawei consegue usar as novas tecnologias para ajudar pessoas cegas e portadoras de deficiência visual a interpretar emoções através de sons.

No mundo das pessoas que vêem, um simples sorriso é algo que todos tomamos como garantido. Mas existem milhões de pessoas, que por serem incapazes de ver rostos e “ler” pistas emocionais, ficam, muitas vezes e, neste caso, literalmente, às escuras.

Com a aplicação Facing Emotions e o poder da Inteligência Artificial, fica agora mais fácil interpretar as emoções no rosto das pessoas com quem as pessoas com incpacidade visual está a conversar, mesmo para quem não é capaz de ver. Para que desta forma consigam ouvir um sorriso. E estar mais ligadas aos que as rodeiam.

COMO FUNCIONA
Com ajuda da poderosa câmara e da Inteligência Artificial do Kirin 980, a aplicação é capaz de interpretar sete emoções humanas transformando-as em sete sons únicos.
Através da câmara do telemóvel, a aplicação analisa o rosto da pessoa com quem a pessoa cega está a conversar, identificando os olhos, nariz, sobrancelhas e boca, assim como as suas posições.
A Inteligência Artificial processa, então, a emoção e produz um som especifico no telefone, dependendo da emoção. Tudo isto acontece em tempo real e em modo offline.
TRANSFORMAR SENTIMENTOS EM SONS
A aplicação utiliza Inteligência Artificial para reconhecer sete emoções – raiva, medo, repugnância, felicidade, tristeza, surpresa e desprezo. O compositor cego Tomasz Bilecki ajudou-nos a reinventar estas emoções tranformando-as em sons. Utilizámos a sua perspetiva única sobre a natureza do som para criarmos áudios curtos e fáceis de lembrar.

A Huawei desenvolveu a Facing Emotions em parceria com a Associação Polaca para Pessoas Cegas e a própria comunidade de pessoas cegas, e em conjunto com um grupo de testers trabalhamos para criar a experiência final da aplicação, desde a funcionalidade até às cores e aos sons.

Foi através desta colaboração que conseguimos perceber que os utilizadores desta aplicação gostariam de ter uma opção de mãos-livres, uma vez que as pessoas portadoras de deficiências visuais precisam, frequentemente, das mãos para segurar uma bengala ou para se conseguirem deslocar. Foi assim que acabamos por juntar forças com o premiado designer Janek Kochanski para criar um suporte 3D especial para telemóveis. O design contemporâneo de Kochanski é uma combinação de forma com funcionalidade, o que tornar a utilização do Mate20 Pro e da aplicação mais intuitiva e simples para estas pessoas.

A parceria com a comunidade de pessoas cegas permitiu-nos compreender os desafios que enfrentam e construir uma solução tecnológica que é exclusivamente adaptada às suas necessidades. Uma ferramenta que, esperamos, possa iluminar a escuridão e tornar o seu dia-a-dia um pouco melhor.

Download disponível na App Gallery da HUAWEI.

Sem comentários:

Enviar um comentário