domingo, 8 de dezembro de 2013

Fundação Champalimaud abre Centro de Oncologia Ocular no Amazonas


Prestar cuidados de saúde gratuitos como cirurgias e tratamentos oncológicos, efetuar diagnósticos de doenças da visão e desenvolver investigação científica sobre cancro ocular é a missão do Centro Champalimaud de Oncologia Ocular do Amazonas, no Brasil.

O Centro situado em Manaus, no Brasil, e que prestará cuidados de saúde gratuitos à população da Amazónia foi agora inaugurado e insere-se no projeto C-TRACER, da Fundação Champalimaud (FC).

No âmbito deste projeto foi criada uma rede de investigação avançada na área da visão, cujo primeiro polo localizado na Índia deu origem a trabalhos de investigação no Champalimaud Translational Centre for Eye Research (C-TRACER 1).

A Rede alargou-se posteriormente, em 2010, à AIBILI (Association for Innovation and Biomedical Research in Light) em Coimbra (C-TRACER 2) e em 2012 ao Brasil (C-TRACER 3).

No Brasil, o C-TRACER 3 envolve várias instituições como o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia, a Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo e a Fundação Piedade Cohen.

Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champalimaud, na inauguração do Centro no Brasil, disse, citada em comunicado da FC, que «é com muito orgulho que vemos a rede C-TRACER alargar a sua área de intervenção ao Brasil, um país com o qual António Champalimaud teve uma relação estreita e que faz parte da sua história».

«Este Centro vai trabalhar em forte colaboração com o C-TRACER 1, na Índia, e o C-TRACER 2, em Portugal, para promover investigação de vanguarda e com aplicação clínica na área da visão, representando mais um passo num dos nossos objetivos principais, colocar a investigação ao serviço da prática clínica», afirmou.

Rubens Belfort JR., responsável pelo C-TRACER 3 no Brasil e um dos mais importantes Professores na área da oftalmologia no Brasil, explicou que este Centro Champalimaud «vem trazer uma oportunidade única às populações amazónicas de acesso a cuidados de saúde oncológicos oculares» e «colmatar uma necessidade há muitos anos sentida».

Isto porque nesta região do Brasil existe um grande número de cancros oculares, nomeadamente, «melanomas, retinoblastomas nas crianças e tumores diversos, provavelmente relacionados com a elevada luminosidade solar desta região», afirmou o especialista.

No Centro Champalimaud de Oncologia Ocular do Amazonas, dirigido para uma população de 3 milhões de pessoas, serão disponibilizados cuidados de saúde gratuitos e métodos de diagnóstico precoce na área do cancro ocular. Para além disso, o Centro estar é ainda dirigido para a formação e investigação científica.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário