terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Livros falados acessíveis através da Internet

Navegar na Internet não é tarefa fácil para quem tem deficiências visuais. Também o acesso à Cultura nem sempre é simples quando se fala de cidadãos cegos ou amblíopes. Para facilitar o acesso a obras literárias por parte deste tipo de utilizadores, a Biblioteca Pública Municipal do Porto resolveu colocar on-line a Biblioteca Sonora Digital.

Lançada no final do ano passado, a Biblioteca Sonora Digital é um novo serviço on-line, disponível através do site do Catálogo Público de Acesso em Linha das Bibliotecas Municipais do Porto, exclusivo para cidadãos com deficiências visuais. Neste site, estes cibernautas podem aceder a um repositório electrónico que inclui diversas obras em formato áudio livro existentes no acervo da Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP).

Segundo explicou ao iGOV o responsável da Biblioteca Sonora da BPMP, Júlio Costa, este projecto foi lançado com o intuito de contribuir «para a modernização do serviço existente nesta área (Biblioteca Sonora), facilidade de pesquisa e acesso aos conteúdos por parte do público-alvo, redução de custos de contexto, preservação de conteúdos áudio e fomentar a inclusão nas bibliotecas municipais».

A iniciativa pode ser considerada como um passo em frente da Biblioteca Sonora, um serviço da BMPB criado em 1972 destinado a ser uma alternativa de acesso a documentos e obras literárias, que passaram a estar disponíveis também em formato áudio, para que quem não pudesse ler não ficasse sem acesso a esses conteúdos. Tal como na altura a Biblioteca Sonora foi considerada pioneira no país, também hoje a Biblioteca Sonora Digital é vista por Júlio Costa da mesma forma, ao afirmar que «esta valência de disponibilização de livros falados em suporte eletrónico, designadamente na integração com o sistema integrado de gestão das bibliotecas, é, tanto quanto sabemos, pioneira em bibliotecas públicas portuguesas, constituindo mais um passo na interação com os utilizadores e garantindo bibliotecas municipais inclusivas».


Cerca de 500 obras disponíveis até Março

Baseado em SQL e num Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas Horizon, módulos Horizon Information Portal e Arquivo Digital, este serviço on-line permite aos utilizadores registados fazerem o download de «algumas dezenas de obras em suporte digital», revelou na altura da apresentação do projecto a autarquia portuense. Com actualizações semanais em curso, a meta traçada pela instituição é ter na Biblioteca Sonora Digital cerca de 500 obras até ao final de Março, o correspondente a mais de 2.500 horas de gravações.

Segundo Júlio Costa, durante o processo de implementação ainda surgiram algumas dificuldades, nomedamente «as decorrentes do pioneirismo e inovação da solução desenvolvida e adoptada, designadamente no que concerne à articulação com o SIGB Horizon», explica.

Mesmo com esses percalços iniciais, para o responsável pela Biblioteca Sonora já é possível apontar alguns aspectos positivos deste projecto, desde a «comodidade e facilidade de acesso remoto a conteúdos áudio digital/livros falados em modo transacional» à «redução da chamada pegada ecológica, evitando a repetição de trabalhos e custos (administrativos, de gravação e duplicação de suportes, portes de correio, etc.) e reforço da coesão e inclusão proporcionando a cidadãos deficientes visuais o acesso e fruição de leitura gravada», sublinha.

Quanto ao futuro do serviço, ainda há algum trabalho pela frente e os próximos passos já foram definidos, revela o responsável: «várias funcionalidades e aperfeiçoamentos complementares estão ainda em estudo, tendo sido já equacionada uma evolução futura no sentido da implementação das Directivas para a acessibilidade do conteúdo Web - 2.0 do W3C».


Projecto:Biblioteca Sonora Digital
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Responsável pelo projecto:Pelouro do Conhecimento e Coesão Social - Direcção Municipal de Cultura / Departamento Municipal de Bibliotecas; Direcção Municipal de Sistemas de Informação / Departamento Municipal de Desenvolvimento de Aplicações
Tempo de Implementação: Dezembro de 2011
Tipo de Desenvolvimento: Interno e Externo (aquisição de serviços)
Parceiros de desenvolvimento: Novabase, S.A.
Contactos - Tel: 225 193 480; E-mail: bpmp@cm-porto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário