quarta-feira, 21 de abril de 2010

7º Sábado Especial - 'per'cursos e 're'cursos na comunicação - 8 de Maio de 2010

Para responder às necessidades especiais de encontro, partilha e reflexão de todos os que se envolvem na Educação Especial, ‘Sábados Especiais’ é um programa de (auto)formação organizado pelo Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, com a colaboração das Escolas e outras instituições.
O 7º Sábado Especial, que agora apresentamos, tem por título Histórias Multissensoriais, ‘Per’cursos e ‘re’cursos na comunicação e realiza-se no dia 8 de Maio de 2010, no Centro Cultural de Vila das Aves (Santo Tirso). Horário 10:00 às 13.00 e 14:30 às 16:30
A Formação A hora do conto, o tempo da história constituem, não raras vezes, momentos de «palavra vazia» que, quando repetidos, se transformam em momentos de «tempo perdido». Comunicar é um processo de partilha e de aceitação de um modo particular de apreender o Mundo que, para o ser, assim por ambos tem de ser entendido. Palavras com gestos, impregnadas de objectos com sons, tocáveis, com gostos e aromas, constituem o núcleo das «histórias multissensoriais», tema deste Sábado Especial.
Os Formadores Mestre e docente especializada da APPACDM de Vila Real – Sabrosa, Paula Proença desenvolve investigação na metodologia das Histórias Multissensoriais e criou um «Guia para Docentes», para a realização de projectos de HM, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Catarina Santos e Artur Pereira, docentes do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Cinfães, e Francisco Borges, dinamizador da Oficina do Brinquedo Adaptado, num trabalho articulado, desenvolvem acções sistemáticas no âmbito da avaliação dos alunos e da usabilidade dos produtos e tecnologias de apoio, de acordo com as suas necessidades específicas, na informação e formação dos docentes, profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.
As inscrições estão abertas até 2 de Maio, sujeitas ao número limite de 200 participantes e aos critérios de selecção divulgados.A formação é especialmente dirigida a docentes e técnicos de educação especial, educadores e docentes do 1º ciclo. Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Inscrição Sábados Especiais – ‘Per’cursos e ‘re’cursos na comunicação – 8 de Maio» e os seguintes dados: nome completo, e-mail pessoal, Agrupamento/Escola, funções e nível de ensino onde exerce. Receberá uma mensagem de confirmação no dia 3 de Maio.
Contacto Eduardo Cabral DREN / Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial Tel.: 225 191 900 / Fax.: 225 191 999

Sem comentários:

Enviar um comentário