quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como os cegos reconhecem o dinheiro?



Em qualquer lugar do mundo é possível reconhecer o valor do dinheiro. Seja na Índia, na China ou nos Estados Unidos, e nem é preciso saber a língua, nem mesmo de ser alfabetizado. Só há uma excepção para esta regra: os deficientes visuais.
Como contam dinheiro?
No caso do Euro, cada moeda tem um tamanho diferente, obedecendo à regra de quanto maior o valor, maior o tamanho. São também serrilhadas nas bordas, justamente para serem diferenciadas por meio do tacto.
As notas também apresentam marcas tácteis em relevo.
O dinheiro pode ser facilmente conhecido por meio de um gabarito. A pessoa com deficiência visual recebe uma espécie de gabarito que indica o valor da nota, em Braille. Ao colocar a nota dentro desse gabarito, a ponta vai tocar sobre o valor correspondente que está escrito em Braille.
Muitas pessoas pensam que uma solução podia ser a inserção de caracteres em Braille nas notas. Mas seria, no entanto, é uma saída pouco viável: o Braille iria sair com o desgaste das cédulas, assim como acontece com as marcas de relevo actuais.
***
A não esquecer!
Amanhã, dia 3 de Dezembro, é Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por isso vale a pena ver este vídeo muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=jm3GeEb-MGE
Na nossa escola também haverá: uma exposição de fotografias e uma apresentação.
Bom trabalho a todos!

1 comentário: