quarta-feira, 2 de junho de 2021

Pelo Direito a Brincar (Artº 9º nº 2 da Convenção sobre os Direitos da Criança)


Esta manhã foi apresentado o novo Lego Braille Bricks.



Este jogo, uma edição especial da Lego, é lançado em Portugal através de uma parceria entre a Fundação Lego e a ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, com o objetivo de desconstruir estereótipos e tornar o Braille um sistema de leitura e escrita atrativo para qualquer criança.


O jogo é composto por 340 peças, cada uma das quais representando uma letra ou sinal de pontuação, inscrito simultaneamente em Braille e a negro, o que permite que todas as crianças brinquem e explorem juntas. Mais do que um jogo é um desafio, onde quem vê aprende Braille e quem não vê tem a oportunidade de ensinar algo novo aos amigos e ser, sem dúvida, o líder por um dia! 


Um excelente exemplo da Lego a destacar, promotor de inclusão, autonomia e autodeterminação.


O jogo não estará à venda mas será atribuído aos Estabelecimentos de Ensino/Instituições que ensinam Braille a alunos com deficiência visual (entre os 4 e os 18 anos) e cujos técnicos/professores tenham frequentado um webinar promovido pela ACAPO. Eu já fiz e como tal o meu agrupamento de escolas receberá este jogo. :)

Quanto aos técnicos/professores interessados em frequentar um webinar promovido pela ACAPO, contactem para este  endereço eletrónico lego@acapo.pt


LINK