
1- Discinesia tardia
A risperidona pode causar a discinesia tardia, um distúrbio frequentemente irreversível caracterizado por espasmos e contrações musculares involuntárias no rosto e no corpo. Embora seja causada raramente e na maior parte em mulheres idosas, já foi também observada em crianças.
2- Síndrome neuroléptica maligna
Esse distúrbio severo é outro mal associado ao uso da risperidona e é caracterizado por rigidez e dureza musculares, febres altas, pulsação rápida ou irregular, confusão mental e aumento na transpiração.
3- Mascarar outros o sintomas
A droga pode mascarar os sintomas de algumas doenças, permitindo que o quadro delas avance e piore. Tais incluem tumores cerebrais, obstruções intestinais e a síndrome de Reye. Esta última atinge crianças depois de uma infecção por vírus, sendo também associada ao uso da aspirina, e pode às vezes ser fatal.
Hiperglicemia
A risperidona pode provocar a taxa de açúcar no sangue das crianças. Sintomas incluem sede incomum, aumento da urinação e fadiga. A droga também é associada ao sobrepeso, que é um fator de risco para a diabete.
Outros efeitos colaterais
A risperidona pode causar vários outros efeitos colaterais em crianças como agitação, ansiedade, hipermotricidade, constipação, indigestão, náuseas, vômitos, tonturas, problemas para dormir, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e maior sensibilidade a extremos de temperatura.
Referências
Physicians Desktop Reference: http://goo.gl/cFdRvF
Risperdal: Uma droga defeituosa: http://goo.gl/bfhkHO
Sem comentários:
Enviar um comentário