sexta-feira, 24 de junho de 2016

Jovens lusos criam app para portadores de deficiência




A aplicação gratuita EBSSA+ Especial foi criada por estudantes da Escola Básica e Secundária de Santo António, no Barreiro, para ajudar portadores de deficiência com dificuldades de comunicação e venceu o primeiro prémio do concurso nacional App for Good.


A aplicação foi pensada para auxiliar jovens com autismo, portadores de trissomia 21 e vítimas de acidente vascular cerebral a expressarem-se através de imagens, que aqui se encontram organizadas por temas.

O software também inclui um jogo didático, dados sobre os cuidados de saúde dos utilizadores e contactos de emergência.

"O trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Santo António no Barreiro é prova do potencial do jovem talento que existe em Portugal e do sucesso do concurso Apps for Good" que pretende "estimular e capacitar jovens a perceberem e aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo", diz João Baracho, diretor-executivo da organização CDI Portugal, que apoia o desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento de uma vida ativa.

A aplicação venceu o prémio "Melhor App" da iniciativa nacional Apps For Good 2014/2015, promovida pela CDI, e representou Portugal na final internacional do mesmo concurso, que decorreu em Londres no dia 20 de Junho.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fantástico!


Necessidades especiais de educação 2015/2016 - Estatísticas oficiais

A DGEEC apresenta a informação estatística oficial relativa a Necessidades Especiais de Educação - Crianças e alunos; Recursos humanos; Centros de recursos para a inclusão; Agrupamentos de referência para a intervenção precoce na infância; e níveis de dificuldades observados e medidas educativas implementadas.


Poderá aceder aos quadros de informação estatística aqui [XLSX] [ODS]

Poderá aceder a uma breve análise dos resultados aqui [PDF]

livro: Formação continua de professores para atendimento especializado

livro

terça-feira, 14 de junho de 2016

Aplicação “inédita” para telemóveis desenvolvida para invisuais

O objetivo principal é o de diminuir os constrangimentos sentidos pelas pessoas invisuias, ao usar os serviços de restauração, com a criação de uma ferramenta que lhes permita uma maior integração na sociedade e independência pessoal. Aplicação para invisuais foi apresentada durante o Concurso Municipal de Ideias de Negócio. O Vision Rest é uma ferramenta eletrónica para invisuais através de uma aplicação para smartphones e tablets complementada com impressão em Braille. Como critérios de avaliação foram considerados, em cada um dos projetos, o grau de inovação, a exequibilidade, o impacto para o território, a estruturação e o desenvolvimento da ideia.

Uma ideia inovadora e inclusiva

Como principais parceiros interessados no Projeto “Vision Rest” surge a APEC-Associação Promotora do Ensino para Cegos e a AHRESP-Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal, que já demonstraram interesse em explorar e comercializar o Projeto “Vision Rest”. O presidente da APEC, Vítor Gregório Graça elogiou e agradeceu o talento dos autores do Projeto “Vision Rest” que considera ser “inédito, inovador e único” por ser uma mais-valia e fez votos para que possa ser rapidamente implementado, pela sua utilidade prática e facilitadora de um atendimento de qualidade a um invisual, num espaço do setor da restauração”.

Além disso, o responsável da APEC adiantou que “estamos perante um projeto verdadeiramente inovador e que promove a inclusão social dos cegos e dos mais idosos”. “Seremos obviamente parceiros, tendo em conta que são projetos como este que ajudam os invisuais a sentirem-se mais inclusos e integrados na sociedade atual”, sublinhou o presidente da APEC, Vítor Gregório Graça.

O Projeto “Vision Rest”, destinado ao setor da Restauração da autoria de Joana Sousa e Tatiana Amaral, nasceu no âmbito da 5ª Edição do Projeto Inovação e Empreendedorismo nas Escolas Viseu Dão Lafões.

Promover o espírito de iniciativa e dinamismo do concelho

Carla Cunha, vice presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, enalteceu a importância da promoção e adesão dos jovens a este tipo de iniciativas de empreendedorismo, por se tratar de “uma oportunidade para um primeiro contacto com a realidade do mundo empresarial, com a apresentação e defesa das suas ideias, analisando os riscos e constrangimentos no lançamento de um projeto de negócio”.

“É importante que se desenvolvam, nos jovens, ideias e competências a nível profissional. Mesmo que não sejam as ideias vencedoras, no âmbito do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, se forem projetos inovadores, válidos e bem estruturados podem ser aplicados no futuro, constituindo- se, de alguma forma, como ferramentas para o desenvolvimento do concelho e da Região” destacou a autarca.

A diretora do Agrupamento de Escolas, Madalena Dinis, reforçou a convicção da vice presidente da Câmara, ao destacar que “todas as ideias desenvolvidas podem vir a ser concretizadas em negócios no futuro profissional de cada um. Os projetos, apresentados mostram as capacidades daqueles que os apresentam e, ao mesmo tempo, desafiam outros jovens alunos a apostar numa visão empreendedora”, concluiu.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fichas para desenvolvimento da inteligência

Um material desenvolvido por José Luis Rivas e que faz parte das ferramentas de suporte educacionais distribuídos pelo site Santillana com o objetivo de facilitar o trabalho do aluno e do professor.
Para trabalhar: Percepção, Atenção, Memória, Compreensão Verbal, Compreensão do Espaço, Raciocínio Lógico, Organização Temporal e Habilidades Numéricas.

Link

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Leiria inclui braille nos folhetos culturais | P3

Leiria inclui braille nos folhetos culturais | P3: Ao abrigo do novo projecto “Leiria de Todos + Acessível”, os folhetos de alguns locais estão agora disponíveis para pessoas cegas e para pessoas com incapacidades intelectuais

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Luva para cegos e capacete para ciclistas na Mostra Nacional de Ciência

Luva háptica Tacit (Foto: Reprodução)
A luva háptica Tacid foi criada por Steve Hoefer para funcionar como se fosse um sonar
para cegos e pessoas com problemas de visão, acrescentando um "sexto sentido" para que
estas pessoas possam desviar de óbstaculos em seu caminho.

De segunda a quarta-feira, a X Mostra Nacional de Ciência vai apresentar trabalhos de biologia, ciências do ambiente, engenharias, química, entre outras áreas científicas.

Uma luva para cegos que ‘deteta’ obstáculos, através de sensores sonoros, ou um capacete de ciclista que os ‘sinaliza’, numa situação de perigo, são dois dos projetos concebidos por jovens, patentes na X Mostra Nacional de Ciência.

A exposição, que reúne cem projetos de várias áreas científicas, realizados maioritariamente por estudantes do ensino secundário, decorre, de segunda a quarta-feira, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, sob organização da Fundação da Juventude.

Alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, desenvolveram um protótipo de uma luva para cegos, a partir de uma luva de karaté, para melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e independência.

Na prática, a luva tem incorporado dois sensores de ultrassons para detetar obstáculos e desníveis. Sempre que são detetados, geram-se sons audíveis, para cada um dos sensores, e, simultaneamente, são produzidas vibrações na mão.

O sinal sonoro é produzido de acordo com a proximidade, ou não, do obstáculo ou desnível. A luva pode ‘detetar’ obstáculos a uma distância máxima de quatro metros e desníveis até um metro.

Estudantes da Escola Profissional de Espinho conceberam um capacete ‘inteligente’ para ciclistas, um capacete de ciclista convencional, mas com um dispositivo, com sensores, que, ao permitirem acompanhar a posição e o andamento do ciclista, conseguem detetá-lo, em caso de paragem repentina ou queda.

O dispositivo estará ligado ao telemóvel do ciclista, que, nestas situações, enviará uma mensagem para um número pré-definido, alertando para a possibilidade de um acidente. O dispositivo poderá facultar ainda informação sobre a localização da pessoa.

O capacete tem, ainda, duas luzes que indicam a intenção de o ciclista mudar de direção, bastando-lhe para tal inclinar a cabeça no sentido pretendido.

O uso da casca de banana para diminuir a concentração de corantes e metais pesados, nos esgotos industriais, ou o crescimento de feijões em águas com diferentes origens são outras experiências que constam na mostra.

No certame vão estar também patentes, a convite da Fundação da Juventude, projetos de estudantes de Moçambique, Brasil e Espanha.

Biologia, ciências do ambiente, engenharias e química são as áreas científicas que concentram maior número de projetos, com os distritos de Castelo Branco, Aveiro e Leiria a lideraram a lista de participações nacionais.

No último dia da mostra, serão anunciados os premiados do 24.º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores.
 
fonte: Observador