quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cegos vão poder «ver» o céu


Mais de 40 telescópios são instalados no fim de semana em Moimenta da Beira, para participar numa concentração onde, pela primeira vez, cegos poderão observar o céu em tempo real.

A concentração de telescópios de Moimenta da Beira - que tem como ponto alto a observação noturna do céu no sábado à noite - vai na sua quarta edição e é organizada pelo Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária do concelho.

«As expectativas são bastante grandes. Atendendo ao número de pré-inscrições feitas, que não são obrigatórias, vamos ultrapassar as anteriores edições em número de pessoas e de telescópios», disse à agência Lusa Paulo Sanches, coordenador do Clube das Ciências.

Até hoje, já mais de 150 pessoas de fora de Moimenta da Beira, de norte a sul do país, fizeram a pré-inscrição.

«Mas há muitos astrónomos que aparecem sem fazer a pré-inscrição. Por isso, a expectativa é que ultrapassaremos os 42 telescópios da primeira edição», afirmou.

Segundo Paulo Sanches, há cerca de três semanas, numa conversa com uma colega, surgiu a ideia de, durante a concentração de telescópios, possibilitar uma observação do céu, em tempo real, a invisuais.

«Percebi que íamos precisar de webcams, computadores, impressoras normais e impressoras térmicas, porque o objetivo é imprimir em papel com relevo o que estamos a observar no momento», explicou.

Na terça-feira, o docente conseguiu reunir as condições e dessa forma, no sábado à noite, será possível alguns cegos participarem na observação noturna do céu.

A iniciativa «O céu nas tuas mãos - astronomia tátil» será dinamizada em parceria com Lina Canas, do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia.

A concentração de telescópios de Moimenta da Beira realizou-se pela primeira vez em 2009, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia.

«Foi uma ideia que tive. Pensei: se se faziam concentrações de motas, porque não haveria de fazer uma concentração de telescópios?», contou Paulo Sanches, acrescentando que «era uma atividade apenas para esse ano», mas o seu sucesso levou à continuidade.

Na sua opinião, o céu de Moimenta da Beira, no interior norte de Portugal, é ideal para a iniciativa.

«Não há tanta poluição luminosa e como vamos para um sítio alto (o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços) e temos o cuidado de desligar a iluminação pública, ainda mais escura fica a noite», sublinhou.

Nesta iniciativa, cujo programa integra a realização de várias palestras durante a tarde de sábado, participam sobretudo astrónomos, mas também professores de outras escolas e pessoas que sentem curiosidade pela astronomia.

«Mas, além das pessoas que participam no programa todo, a partir das 21:30 chegamos a receber lá em cima (no recinto do santuário) 200 pessoas que não se inscreveram», para a observação noturna, acrescentou.

In: TVI24 por indicação de Livresco

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Publicação do diploma sobre a organização do ano letivo


O Despacho normativo n.º 6/2014 procede à organização do ano letivo e define:

a) Normas que reforçam a autonomia dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, doravante designados por escolas;

b) Disposições relativas à distribuição de serviço docente;

c) Critérios para a fixação do número de adjuntos do diretor;

d) Critérios de atribuição de crédito horário;

e) Limites dentro dos quais são organizados os horários dos alunos e dos docentes.

Todos Juntos Podemos Ler

A Rede de Bibliotecas (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção de Serviços
 de Educação Especial e de Apoios Socioeducativos (DSEEAS) da Direção Geral da Educação lançam a 
candidatura nacional Todos Juntos Podemos Ler.


Esta candidatura visa :
  • Dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) ;
  • Desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos.

Aviso de abertura [2014.05.12]



Para mais informações, contactar a Rede de Bibliotecas Escolares

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Telemóvel com teclado em braille começa a ser vendido pela OwnPhone



imagem: telemoveis muito coloridos com teclas em braille
A empresa OwnPhone lançou um aparelho que diz ser o
primeiro telemóvel em braille a ser comercializado no mundo.

Anteriormente outros telemóveis com braille já tinham sido inventados, mas a OwnPhone diz que o seu aparelho – cujas faces dianteira e traseira foram feitas em impressoras 3D e podem ser personalizadas – é o único a ser colocado à venda.

Para deficientes visuais que não conhecerem a linguagem braille, é possível imprimir letras e números em relevo no teclado.

O telemóvel por enquanto está disponível apenas no Reino Unido, por 60 libras (cerca de 74 euros). Segundo o seu inventor, Tom Sunderland, a impressão das capas em 3D ajuda a baixar o seu custo.

“A impressão é uma forma rápida e economicamente eficiente de criar botões personalizados em Braille”, diz à BBC.


Personalizado

Em 2012, a OwnPhone tinha lançado o primeiro telemóvel parcialmente feito com a ajuda de impressoras 3D. No ano seguinte, desenvolveu uma edição dedicada a crianças, chamada 1stFone – um aparelho do tamanho de um cartão de crédito com botões programados para ligar para números pré-programados.

O “braille-fone” é baseado nesses aparelhos prévios, mantendo o seu tamanho pequeno e seu design colorido.

“Pode ser personalizado com dois ou quatro botões em braille, pré-programados para telefonar a amigos, parentes, colegas de trabalho ou serviços de emergência”, explica Sunderland.

Apesar das inovações, a ideia não é completamente original. A start-up indiana Kriyate construiu um protótipo de smartphone preparado com a linguagem Braille e que usa comandos ligados à vibração do telefone para ajudar o deficiente visual.

Algumas dessas vantagens podem até ser substituídas por aplicações, como o VoiceOver, da Apple, que tem um leitor de ecrã que permite ao utilizador navegar pelo telemóvel e ouvir o que está no monitor.

Fonte: ZAP / BBC

Oftalmologia: Portugal participa em ensaio internacional



Há uma equipa de especialistas portugueses a participar num ensaio clínico internacional com vista à avaliação do potencial de um novo fármaco no tratamento de uma doença oftalmológica que afeta a transparência da córnea. Trata-se de um grupo do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, numa prestação que se está a revelar "promissora" e com "bons resultados".

Os testes arrancaram há dois meses, encontrando-se a decorrer em 39 centros de nove países europeus até ao final do ano. Até à data, o mesmo está a mostrar-se "promissor" no que diz respeito à queratite neurotrófica, uma doença oftalmológica que se estima "afetar uma em cada 5.000 pessoas".

A mesma pode levar "à perda de transparência da córnea", podendo, inclusive, haver "uma diminuição acentuada da capacidade de visão". Quem o explica é Joaquim Murta, líder da equipa do Centro de Responsabilidade Integrado do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospital e Universitário de Coimbra que realiza o ensaio.

Em declarações à Lusa, o responsável adianta que, nas situações mais graves, "a parte da frente do olho fica com um vidro opaco", impedindo o doente de ver mais do que apenas "algumas luzes e sombras".

De difícil tratamento, a doença chega a implicar, por vezes, um transplante da córnea. Por isso, o especialista salienta que, a comprovar a eficácia do novo medicamento, este pode ver a tornar possível o tratamento das situações "de forma rápida", evitando chegar "a estados mais avançados".
Além disso, o fármaco em questão ajuda, ainda, a "cicatrizar úlceras na córnea" que, sem o devido acompanhamento e auxílio, "conduzem a consequências irreversíveis na transparência da córnea".
Atualmente, a queratite neurotrófica tem vindo a tornar-se "cada vez mais frequente", devido ao maior número de cirurgias oculares que se fazem, bem como ao aumento de alergias e medicações locais nos olhos.
 

Exercícios físicos evitam principais causas da cegueira em humanos


Em experiência com ratos, cientistas descobrem que mexer o corpo regularmente reduz a degeneração da área central da retina
A principal arma a favor do emagrecimento também pode render benefícios aos olhos. Cientistas da Universidade de Emory, no Estados Unidos, confirmaram uma suspeita comum entre os oftalmologistas: a prática de atividades físicas previne contra a degeneração macular, principal causa de perda de visão entre os adultos mais velhos.

“Esse é o primeiro relatório que mostra como o exercício simples tem um efeito direto sobre a visão. Existem alguns trabalhos relacionando os exercícios e a melhora da saúde da retina, e estudos que comprovam os efeitos positivos para a memória. Diante disso, nós nos perguntamos: se o hipocampo tem esse benefício, a retina também teria? ”, conta Machelle Pardue, pesquisadora da Faculdade de Oftalmologia da Universidade de Emory e autora do estudo publicado no Journal of Neuroscience.
Para responder a essa pergunta, Machelle e a equipe liderada por ela fizeram um experimento com ratos. Os animais praticaram exercícios físicos e, depois, foram induzidos a ter degeneração macular por meio da reflexão de luz tóxica nas retinas deles. Após semanas de observação, os cientistas notaram que os ratos que realizaram exercícios mostraram uma menor degeneração de fotorreceptores da retina, responsáveis pela visão, em comparação aos animais que não haviam se exercitado.

Também foram observados os níveis de NPDF – fator neurotrófico do cérebro responsável pela neuroproteção. As taxas foram maiores nos ratos que se exercitaram. Para confirmar se o fator era o responsável pela melhora da visão das cobaias, os pesquisadores anularam a função do NPDF nos ratos beneficiados e notaram que, após a interferência, os efeitos de proteção na retina não permaneceram. “Percebemos que os exercícios físicos parecem diminuir a ‘taxa de morte’ dos fotorreceptores. Nossos experimentos sugerem que isso ocorre devido a um aumento do NPDF no cérebro”, destaca a pesquisadora.

Rodrigo Brant, oftalmologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que trabalhos na instituição brasileira já haviam detectado os efeitos positivos das atividades físicas na vascularização dos olhos. “Uma das primeiras coisas que percebemos foi que a prática física também beneficia a pressão ocular, que precisa ser controlada em quem sofre de glaucoma, por exemplo. Ou seja, essa é uma suspeita que tínhamos. Agora, com esse experimento, há mais dados apontando para essa melhora”, destaca. [...]
Fonte da notícia: http://sites.uai.com.br/

Analisar os olhos para diagnosticar diversas doenças



retinografia
Investigador português participa em projeto europeu
para detetar doenças a partir de retinografias
Os olhos são o melhor espelho dos vasos sanguíneos. Há muito que se sabe que a análise de imagens da retina permite o diagnóstico de várias doenças, mas esse conhecimento não está sistematizado para ser clinicamente útil. Um projeto europeu, no qual participa um jovem investigador de Santa Maria da Feira, está a desenvolver um sistema para detetar doenças a partir de imagens do olho.
Há diversas patologias em que se verificam alterações ao nível da rede vascular e o olho é o melhor órgão para as observar sem recurso a cortes, biopsias ou quaisquer métodos invasivos, explica Pedro Guimarães, estudante de doutoramento na Universidade de Pádua (Itália) que integra o projeto REVAMMAD (do inglês: Retinal Vascular Modelling, Measurement and Diagnosis.
Assim, a partir de uma fotografia do olho (retinografia), é possível observar a morfologia dos vasos e diagnosticar doenças como diabetes e hipertensão. Uma configuração tortuosa, por exemplo, indicia problemas do sistema circulatório.
 

Investigadores desenvolvem óculos guia para invisuais



Óculos dotados com lentes inteligentes desenvolvidas para pessoas com incapacidades visuais ajudam a seguir caminhos, a evitar obstáculos estáticos ou em movimento e até a reconhecer cor de roupas. O produto comercial poderá ser lançado em 2015.

Com recurso a inteligência artificial, geometria computacional, técnicas de GPS e ultrassom, investigadores do Center for Research and Advanced Studies (CINVESTAV), no México, desenvolvem lentes para óculos que podem vir a revolucionar o dia a dia de pessoas com cegueira ou incapacidades visuais.

Os cientistas desenvolveram toda a ideia até ao protótipo e anunciam que esperam começar a comercializar o produto no início de 2015. O problema para já pode colocar-se ao nível do preço, já que um par de óculos com lentes inteligentes pode custar entre 700 e 1100 euros.

Os óculos equipados com as lentes especiais consistem num dispositivo de navegação desenvolvido com base em algoritmos de visão estereoscópica, possui sensores de som stereo, tecnologia de georreferenciação e um tablet através do qual uma voz vai dando indicações ou avisos aos utilizadores.

Graças às técnicas de ultrassom o dispositivo vai ser capaz de reconhecer objetos translúcidos como o vidro e como está dotado de inteligência artificial poderá guardar informação ao longo do tempo para reconhecer, por exemplo, locais, sinais e objetos.

Por enquanto, os investigadores preveem que o par de óculos, que funciona à base de baterias, terá uma autonomia até quatro horas de utilização contínua.
 

sábado, 24 de maio de 2014

Folheto informativo em linguagem fácil alusivo às eleições para o Parlamento Europeu

A Comissão Nacional de Eleições e o Instituto Nacional para a Reabilitação, IP., em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (HUMANITAS), desenvolveram um folheto informativo em linguagem fácil alusiva às eleições para o Parlamento Europeu. Esta informação tem a finalidade de sensibilizar a população em geral, e as pessoas com deficiência em particular, para o direito à participação na vida política e pública, consagrado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Aproveitando essa informação foi, ainda, elaborado um vídeo para transmitir esta informação em Língua Gestual Portuguesa, com locução e legendagem, que pode ser acedido aqui. Descarregue o folheto em pdf ou em txt.
 

série intitulada «Com mis ojos»

Estreou no dia 11 de maio no canal espanhol TVE, uma série intitulada «Com mis ojos». Trata-se de um programa de viagens em que Pili, uma jovem cega descobre Espanha acompanha pelo seu cão-guia, Kenzie. O primeiro episódio da série pode ser encontrado no link abaixo.

http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.rtve.es%2Falacarta%2Fvideos%2Fcon-mis-ojos%2Fojos-canarias%2F2557928%2F&h=IAQH4-2WdAQHrlymdh4PHxT9kv7pFIQ9z5SLrDhofM4-i3g&enc=AZMjnmf6lLjf5NRTK46ppDra9fT_8Gd6LfkbweUBBzfZ6yJFAIUW7lAuePHayFx_azYNMgCz7x6TfuCbcK7Uu3OA&s=1

«Milhões de pessoas com deficiência enfrentam obstáculos para votar»

Eleições autárquicas 2013 (Reuters)                   



A Agência para os Direitos Fundamentais denunciou esta quarta-feira que «milhões de pessoas com deficiência enfrentam obstáculos para votar» nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no domingo.

Em comunicado divulgado a propósito do seu último relatório, a agência da União Europeia, com sede em Viena, capital da Áustria, explicita que existem «barreiras legais, administrativas e de acessibilidade», que podem «impedir que milhões de eleitores com deficiência participem nas eleições».

O relatório «O direito à participação política das pessoas com deficiência» ¿ que O relatório «O direito à participação política das pessoas com deficiência» ¿ que analisa dados coligidos nos 28 Estados-membros e junto da Comissão Europeia ¿ assinala, porém, que, apesar dos obstáculos, «as pessoas com deficiência exercem uma cidadania ativa» e até «estão mais interessadas em participar na vida política do que o resto da população».

A Agência para os Direitos Fundamentais apela, por isso, à União Europeia que «levante as barreiras legais e administrativas» que impedem as pessoas com deficiência de exercerem o seu direito de voto, tornando o seu envolvimento político «mais acessível» e «alargando as oportunidades de participação».

Segundo o organismo, existem cerca de 80 milhões de pessoas com deficiência na União Europeia e uma em cada quatro famílias inclui, no seu agregado, um elemento com algum grau de incapacidade.

Estudar inglês de forma gratuita

Estudar inglês de forma gratuita no Centro de Recursos da Organização Nacional de Cegos Espanhóis, em Pontevedra, é uma oportunidade que está ao alcance dos jovens associados da ACAPO.
Saiba quem e como se pode candidatar no site da ACAPO, em www.acapo.pt.

I Jornadas de Educação Especial

I Jornadas de Educação Especial
«Sentir e Partilhar»
 
26 a 30 de maio de 2014
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas
(Largo Pedro Nunes, Porto)
 
Inscrições para o endereço: ebsrf_ee@aerfreitas.pt

terça-feira, 20 de maio de 2014

Estudantes com dificuldades de visão fazem exames nacionais ampliados em A3


Exames em A3, fantástico!!! Obrigada pelo lençol!


Depois de anos a "pregar" que os professores devem:
· Usar apenas folhas de tamanho A4;
. Nunca usar folhas com tamanho superior a A4.

Não é que os exames aparecem nas escolas em formato A3.

Fantástico!!!Palmas!!!! (podem no próximo ano anexar um mega lápis)


Para que preencher a NORMA para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames JNE/2014?


Dava algum jeito se lessem isto! (digo eu!)



quinta-feira, 15 de maio de 2014

22OOO VISITAS.OBRIGADO.




OBRIGADO.





Ultrapassámos as 22000 visitas!

 
 
 
Muito obrigado.

Clara Monteiro

terça-feira, 13 de maio de 2014

ACAPO promove férias para todos

As Delegações da ACAPO promovem, durante os meses de verão, uma semana de férias dirigida especialmente aos seus associados, mas também aberta à participação de todos os interessados.
Delegação de Aveiro25 de agosto a 1 de setembro
Praia da Barra – Concelho de Ílhavo, Distrito de Aveiro

Delegação de Coimbra7 a 12 de julho
São Martinho de Porto – Concelho de Alcobaça, Distrito de Leiria

Delegação do Porto30 de junho a 7 de julho
Praia da Barra – Concelho de Ílhavo, Distrito de Aveiro

Para obter esclarecimentos adicionais, nomeadamente conhecer os preços de participação ou atividades previstas, contacte as Delegações acima referidas.

Fonte: http://www.acapo.pt/

sábado, 10 de maio de 2014

Dificuldade dos cegos em aceder a informação na área da saúde


Parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro
permitirá produzir informação sobre tumores da mama

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo) considera que a área da saúde tem "falhas" no acesso a informação para cegos, tendo criado uma parceria com o Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para reduzir "constrangimentos".

José Francisco Caseiro, presidente da delegação da Acapo, explicou nesta segunda-feira que "a área da saúde tem várias lacunas na produção de informação adaptada a este tipo de utentes", explicando que "num hospital regional, local ou centro de saúde não há este tipo de informação" disponível.

"Há uma falha nos organismos públicos", criticou, considerando que, apesar de "na Internet haver muitos sites que falam de saúde", grande parte da população cega e amblíope "não acede à informação na Internet e a que existe não está em caracteres ampliados ou em braile".

A parceria com a LPCC foca-se na produção de informação em torno do cancro da mama, podendo continuar "com acções em torno de outros cancros e criar um programa de educação da saúde" para pessoas com deficiência ou incapacidade visual, afirmou Carlos Oliveira, presidente do núcleo regional. "Há poucas iniciativas neste âmbito e dirigidas para uma população com características muito particulares", disse.

Foi por isso criado material em "áudio e em braile", assim como a ampliação de letras para "pessoas com grande dificuldade de visão", explicou Carlos Oliveira. A informação, que se foca na prevenção e factores de risco do cancro, será dirigida "às mulheres, mas também aos familiares", procurando-se também "promover o rastreio do cancro", que é "a forma de prevenção mais importante", disse o presidente do núcleo da LPCC.

"Estamos convencidos de que parte desta população não faz o rastreio porque não tem acesso à informação", avançou, sublinhando que este projecto é "o primeiro do género em Portugal e um dos primeiros na Europa", estando integrado na Europa Donna - Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama. Segundo Carlos Oliveira, apesar de a iniciativa ter partido do núcleo do Centro da LPCC, os outros núcleos regionais vão também promover campanhas semelhantes.


Fonte: http://www.publico.pt/

sexta-feira, 9 de maio de 2014

rastrear o daltonismo

Um grupo de profissionais da visão está a realizar testes visuais a crianças de todo o país, para rastrear o daltonismo.
Cerca de 450 mil alunos serão avaliados com uma série de exames, como o teste de cores de Ishihara. Segundo a optometrista Melaine Quina, em declarações à RTP, "a maioria dos referenciados são rapazes", principalmente "quando têm de identificar números escondidos entre os tons verdes".
Até agora, os alunos de Vizela já foram abrangidos por este teste. Na aprendizagem, a cor é fundamental para orientar os mais pequenos nos exercícios, por isso, torna-se prioritário apurar estas dificuldades o mais rápido possível.
Miguel Neiva, criador do sistema de ColorAdd, conta ao mesmo órgão de comunicação que este teste é importante para "prevenir situações de vergonha, constrangimentos, e até ‘bullying'", tanto dos colegas como dos próprios professores.
Para além do exame de rastreio, as crianças vão receber um kit ColorAdd, para se habituarem a este sistema universal no seu dia a dia.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ruca Um cão especial


Criança criou impressora de braille em Lego

Shubham Banjeree, uma criança de 12 anos da California, transformou um modelo de Lego numa impressora de braille.


Com um modelo programável da Lego de 250 euros, o Lego Minstrom EV3, e alguns acessórios, abaixo dos 4 euros, Shubhan criou uma impressora de braille, que no mercado custa pelo menos 1500 euros. Chamou-lhe Braigo (Braille e Lego) e, em vez de comercializar a sua invenção, publicou na internet as instruções e o software para que qualquer um possa fazer o mesmo.

O utilizador insere as letras e a agulha da Braigo imprime as mesmas em braille. "Isto é tão simples, até a minha irmã consegue fazê-lo", diz Shubham no vídeo de demonstração.

Na página de Facebook da Braigo são publicados dados de relatórios da Organização Mundial de Saúde, que estimam haver 285 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, 90% dos quais em países em desenvolvimento. Na mesma página , lê-se que o projecto "prova que uma impressora braille muito mais barata, para fins educativos e escolas, é exequível."

In: DN, com audiovisual, por indicação de Livresco

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"A NOITE" com audiodescrição no Rivoli (Porto) 10 de Maio, às 21h30


Depois de dois meses de sucesso e recordes no Teatro da Trindade, em Lisboa, o espetáculo “A NOITE” com extraordinário interpretação de Paulo Pires, Pedro Lima, Joana Santos, Vitor Norte, António Durães, Sofia Sá da Bandeira, Samuel Alves, Fábio Alves e Filipe Crawford regressa ao Teatro Rivoli, no Porto, de 8 a 25 de Maio.
Após esgotar salas a YELLOW STAR COMPANY tem o prazer de apresentar “A NOITE” no Teatro com sessão com audiodescrição ao vivo no sábado, 10 de Maio às 21.30 horas.

Visita ao palco para pessoas cegas pelas 20.30 horas
30m com a descrição do cenário, figurino, fisionomia, características e voz das personagens
Início de espetáculo às 21.30 horas
Conversa com atores 23.30h
 
Reserve o equipamento de Audiodescrição ao comprar o seu bilhete.
Preço único de 8€  em 1ª Plateia
(campanha exclusiva a espetadores e acompanhantes com incapacidades visuais, mediante reserva prévia)

Para mais informações contactar: Margarida Lourenço
Contacto: 937486601

“A NOITE”, de 24 para 25 de Abril, a mais importante da história de Portugal contada a partir da redacção de um jornal.
Um espectáculo para toda a família e para todos os públicos,  de irrepreensível qualidade artística que é a imagem de marca dos espectáculos anteriores ao nível da Broadway e do West End.

Fonte: YELLOW STAR COMPANY


terça-feira, 6 de maio de 2014

"Força dos Afetos" no dia 18 de maio no Parque de Avioso



Aqui vos envio um convite muito especial.
O movimento "Força dos Afetos", projeto que visa alertar/lembrar da importância da diferença, da amizade, das emoções que partilhamos dia a dia com as pessoas especiais ao nosso lado e especialmente a necessidade de criar condições para as crianças com necessidades educativas especiais e as suas famílias.
 
Assim, no dia 18 de maio no Parque de Avioso, estão convidados para este evento. Tudo o que é proporcionado às crianças e suas famílias é gratuito.
Também podem participar neste evento entrando no concurso de desenhos. O regulamento segue em anexo.
 
Participem!

Campanha Pirilampo Mágico 2014

A Campanha do Pirilampo Mágico 2014 está a decorrer até ao próximo dia 25 numa iniciativa dinamizada pela FENACERCI-Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.   

Angariar fundos a favor das CERCI`s e outras organizações congéneres e sensibilizar a opinião pública para a problemática da pessoa com deficiência intelectual e multideficiência são os objectivos centrais desta campanha.

A participação das pessoas é fundamental para o trabalho que esta instituição desenvolve diariamente.

Este ano a ilustração é da responsabilidade da ilustradora Raquel Pinheiro & Design: Wonder Design, fantástico! Parabéns!!




segunda-feira, 5 de maio de 2014

sessões de informação sobre a utilização de iPhone e iPad por pessoas com deficiência visual

Foto: Dias 24 e 31 de maio promovemos, na Delegação do Porto, duas sessões de informação sobre a utilização de iPhone e iPad por pessoas com deficiência visual. As inscrições decorrem até 22 de maio. Mais informações em www.acapo.pt
Dias 24 e 31 de maio a ACAPO promove, na Delegação do Porto, duas sessões de informação sobre a utilização de iPhone e iPad por pessoas com deficiência visual. As inscrições decorrem até 22 de maio. Mais informações em www.acapo.pt
 

A Caixa é o 1º banco a adoptar o ColorADD

Caixa Geral de Depósitos | ColorADD, mais uma parceria que nos enche de orgulho... A COR é para TODOS!!!
"A Caixa é o 1º banco a adoptar o ColorADD, um código de identificação da cor universal e uma inovação 100% Portuguesa destinada a todos os que têm dificuldade em interpretar cores. Saiba mais sobre esta inovação portuguesa em www.cgd.pt"