segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dobra o Papel da Diferença

A Delegação de Coimbra da ACAPO leva a cabo no próximo dia 28 de julho a atividade “Dobra o Papel da Diferença”. Através desta iniciativa, a Delegação prepara-se para lançar o projeto “Jovem + Cidadão”, traçado para apoiar uma efetiva inclusão social de jovens com deficiência visual.

Durante um dia estão previstas várias ações, a decorrer nas instalações da Delegação e no Jardim Botânico, onde os jovens e as suas famílias podem usufruir de momentos de esclarecimento, de convívio, mas fundamentalmente abre-se uma janela de oportunidade para a troca de experiências singulares entre todos.

A participação nesta actividade é gratuita, destina-se a jovens com deficiência visual entre os 12 e os 20 anos e suas famílias. Para mais informações contacte a Delegação de Coimbra da ACAPO através do telefone 239 792 180 ou do e-mail coimbra@acapo.pt.

Programa:
■10h30 - Recepção e visita às instalações da Delegação
■11H00 - Apresentação da ACAPO
■11H30 - Projeto “Jovem + Cidadão”:
- Apresentação dos participantes
- Princípios, objetivos e estrutura do projeto
■12h30 - Almoço
■14h00 - Criação de Origamis no Jardim Botânico
■18h00 - Encerramento da atividade

Actividade para cegos no Museu do Quartzo de Viseu


O Museu do Quartzo de Viseu disponibiliza, a partir da próxima semana, uma atividade destinada a pessoas invisuais que se baseia nas propriedades dos minerais.

Segundo a Câmara de Viseu, trata-se de um atelier onde são exploradas propriedades como “a densidade, a clivagem, a fratura, a dureza e o magnetismo” dos minerais.

“Alguns minerais têm também propriedades organoléticas como cheiro, sabor e tato e que poderão ser igualmente testadas”, acrescenta.

Sentir as faces de um cristal de quartzo, o gosto salgado da halite e o cheiro do enxofre são algumas das experiências que podem ser vividas. (Texto: Agência Lusa)

Implante ocular inovador devolve visão de imediato

Um implante ocular revolucionário tem potencial para devolver, de imediato e com grande simplicidade, a visão a pessoas cegas. A inovação, denominada Bio Retina, é implantada sob anestesia local e oferece ao paciente a capacidade de ver a preto e branco como num monitor de computador.

Para já ainda é um protótipo, mas a empresa Nano-Retina, que está a desenvolver o implante, adianta que os ensaios clínicos poderão começar já no próximo ano.

De acordo com o jornal Daily Mail, o dispositivo em questão foi especificamente concebido para doentes que sofram de degeneração macular - um problema que causa perda da visão central - relacionada com o envelhecimento, bem como de glaucoma e cataratas.

Citada pelo diário britânico, a companhia explica que este incorpora vários minúsculos componentes do tamanho da unha de uma criança.

"A implantação do dispositivo demora 30 minutos, requerendo apenas anestesia local, uma pequena incisão e a sua 'colagem' à retina danificada", esclarece a empresa. Depois do procedimento, a visão é recuperada instantaneamente, sendo o tempo de recuperação de cerca de uma semana.

Este sistema surge como algo revolucionário porque, atualmente, todos os que estão a ser estudados "exigem anestesia geral e uma operação de seis horas para implantar cirurgicamente peças de 'hardware' no olho, ligando-as entre si, ou para inserir um implante ligado a um fio que passa através do crânio do paciente", conclui a Nano-Retina.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

App para Deficientes Visuais identifica dinheiro

O LookTel Money Reader para iPhone é uma app que pode auxiliar pessoas com problemas visuais na identificação e contagem de notas. Basta passar a nota à frente da câmara do telemovel e o reconhecimento é quase instantâneo. A app está disponível para download na App Store e custa US$ 1.99. Reconhece e conta Dólares americanos, Euros, Libras Britânicas, Dólares Canadianos e Dólares Australianos.

Dia do Cão-guia - 14 Julho

A 14 de Julho de 1999 entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 118/99 de 14 de Abril que introduziu no ordenamento jurídico português regras destinadas a facilitar a missão de meio auxiliar de locomoção que os cães-guia acompanhantes de deficientes visuais desempenham, colmatando-se assim uma lacuna legislativa que obstava,afinal, ao pleno cumprimento da missão que os mesmos animais são chamados a desempenhar.

O diploma estabelecia o direito de acessibilidade dos deficientes visuais acompanhados de cães-guia a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público, e, bem assim, as condições a que estão sujeitos estes animais quando no desempenho da sua missão. As condições eram alargadas às famílias de acolhimento e aos educadores.

Em 2007 este diploma foi substituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2007 de 27 de Março que alargou esta lei aos cães de assistência, introduziu o processo contraordenacional e mais importante de tudo, impõe a credênciação e acreditação para o exercício da actividade da educação de cães-guia para cegos em Portugal.

Apesar da existência deste diploma o utilizador, as famílias de acolhimento e os educadores devem ter sempre uma atitude pedagógica e explicar o papel e importância do Cão-guia.

Com o objetivo de assinalar o “Dia do Cão-guia”, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) vai, à semelhança dos anos anteriores, promover um Arraial Popular procurando juntar todos os Amigos desta Escola (utilizadores de Cão-guia, candidatos, famílias de acolhimento, sócios, patrocinadores, Instituições, etc.).

O Arraial terá lugar na sede da ABAADV em Mortágua, dia 14 de Julho pelas 18.00 h.

Neste mesmo dia vai realizar-se o IV Triatlo Aventura de Mortágua que terá início no Valongo - Barragem da Aguieira pelas 15.00h. (Ver www.caesguia.org ) onde encontrará o regulamento e a ficha de inscrição.


ABAADV
Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Chão de Vento
3450-333 Mortágua
Portugal

E-mail: geral@caesguia.org
Tel.: 231 920 978 • Fax: 231 920 979

domingo, 8 de julho de 2012

biblioteca para alunos daltónicos

Nasceu, na EB1 n.º2 de Mem Martins, em Sintra, a primeira "biblioteca inclusiva" do mundo, que recorre a um sistema de identificação de cores que proporciona autonomia aos alunos daltónicos no acesso aos livros.

Nesta biblioteca, batizada "Terra do Faz-de-Conta", os livros estão organizados de forma a cada tema corresponder a uma cor. "Não conseguindo os daltónicos reduzir as cores, esses alunos viam reduzida a sua autonomia, precisando de ajuda para encontrar os livros que procuravam", explicou à Lusa o mentor do projeto, Sílvio Maltez.

Esta dificuldade levou o professor bibliotecário, natural da Nazaré e responsável há seis anos pela biblioteca escolar, a adotar o sistema ColorADD, criado pelo designer português Miguel Neiva e que permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto.

Após um trabalho intensivo que durou duas semanas, as prateleiras e livros da biblioteca passaram a contar com "uma etiqueta com um símbolo correspondente a cada cor", através da qual "os alunos daltónicos autonomamente encontram aquilo que procuram como qualquer outro aluno", acrescentou Sílvio Maltez.

Segundo o docente, um processo tão simples como a colocação destes símbolos gráficos "permitirá a possíveis alunos daltónicos uma mais fácil integração social na biblioteca escolar" e "a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança".

O exemplo desta biblioteca, que dispõe de centenas de recursos em diferentes tipos de suporte, desde livros a CD-ROM, CD-Áudio, DVD e vídeos, já suscitou o interesse de "duas outras escolas do concelho, que solicitaram a disponibilização dos símbolos para aplicarem nas suas próprias escolas", revelou o professor.

O sistema ColorADD, que já estava a ser usado em instituições como o Metro do Porto ou a Fundação Champalimaud, foi também aplicado pela Viarco em coleções de lápis de cor que possuem os respetivos símbolos e algumas "marcas de vestuário estão igualmente a usar símbolos nas etiquetas, facilitando aos daltónicos escolher sem ajuda as suas combinações de roupa", concluiu Sílvio Maltez.

Não descure a saúde dos seus olhos

Que sinais podem indicar que uma criança está com deficiência na sua visão?

Existem alguns sinais que nos devem alertar para uma possível deficiência visual, tais como: desvio do alinhamento dos olhos ou fechar um dos olhos sempre que há mais luminosidade (estrabismo); aproximar os objectos dos olhos (miopia ou astigmatismo); mancha branca no centro da pupila; catarata (ou tumor retinoblastoma); uma córnea (parte frente do olho) grande e opaca (glaucoma congénito). Em caso de suspeita, deve consultar um oftalmologista.

Que lesões oculares estão relacionadas com a exposição desprotegida à radiação UV?
A exposição à UV sem protecção pode provocar sintomas imediatos por lesão na córnea, queratitis, típicas de quem vai para a neve ou de quem vê um operador a soldar. Provocam forte dor, lacrimejo e hipersensibilidade à luz. Mas as mais graves são as queimaduras na mácula, típicas da observação dos eclipses, e ainda a degenerescência macular, ambas com perda progressiva e irreversível da visão. Por último, aceleram o desenvolvimento de cataratas.

Quem está sujeito a maior risco de doença ocular?
Há dois tipos de doente: os doentes por exposição e os que apresentam patologias próprias. No primeiro caso, quem lida com produtos químicos, trabalha com altas temperaturas ou manuseia máquinas. No segundo, incluem-se pessoas que padeçam de doenças como diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial ou que estejam medicados com, por exemplo, cortisona.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Caneca para cegos

QUE TAL SERVIR-SE SEM DERRAMAR OU TER QUE COLOCAR O DEDO DENTRO DO COPO PARA SABER O NÍVEL DO LÍQUIDO?

The Braun Bell Mug

Já tentou se vendar e colocar água num copo? Como você faria para saber em que nível está a água? Viu como é difícil?
A pessoa cega enfrenta essa dificuldade diariamente, tendo que mergulhar o dedo para identificar os níveis. Na água, suco ou líquidos frios ainda é fácil. E no café, chá ou leite? Muitas pessoas cegas utilizam o ouvido, o som do líquido caindo no copo ou caneca para identificar o nível. Mas não é privilégio de todos.
Pensando nisso os designers Sang-hoon Lee and Yong-bum Lim criaram um protótipo para a Braun. Uma caneca com sensores e sonora para os cegos. Na alça da caneca tem um indicador com 3 níveis em alto relevo que auxilia a escolha da quantidade de bebida dentro do recepiente. São 3 sensores, quando o líquido atinge o nível, a caneca emite um aviso sonoro, graças à um speaker no fundo da caneca. Uma ideia realmente inteligente e que proporcionará autonomia para as pessoas cegas.