sábado, 21 de abril de 2012

Revista Louis Braille

Já disponível o n.º 2 da Revista Louis Braille (Abril|Maio|Junho)

Aventura para Todos

Participar numa semana de atividades de desporto-aventura é a proposta que a ACAPO volta a dirigir a todos os jovens com deficiência visual, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. Considerando o sucesso da edição anterior, o Pena Aventura Parque, em Ribeira de Pena Vila Real volta a ser palco do “Aventura para Todos” que este ano decorrerá entre 23 e 27 de julho. A participação nesta iniciativa tem um custo de 30 euros para sócios efetivos com quotas em dia, 75 euros para sócios cooperantes e 150 euros para não sócios ou sócios sem a quotização regularizada. Estes valores incluem alojamento, participação em todas as atividades e alimentação, estando a viagem até Ribeira de Pena, a cargo dos participantes. O período de inscrições inicia-se a 14 de maio e irá decorrer até 11 de julho, sendo a sua admissão feita de acordo com a ordem de chegada. Para obter mais pormenores sobre esta atividade contacte Rita Pereira, na Direção Nacional da ACAPO, através do telefone 213244500 ou do e-mail ritapereira@acapo.pt.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Financiamento às ajudas técnicas para deficientes deve ser aumentado este ano

A Associação Portuguesa de Deficientes considera que
actual orçamento “condena milhares de cidadãos” a não
poderem ter uma vida activa e produtiva. Daniel Rocha

O presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação disse, neste domingo, que o Governo deve reforçar ainda este ano o valor do financiamento às ajudas técnicas aos cidadãos deficientes, elevando assim os 8,3 milhões de euros inicialmente orçamentados.

“Face às situações que se têm verificado em anos anteriores é necessário reforçar”, disse à agência Lusa José Serôdio, responsável pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, que justificou o valor inicialmente destinado ao financiamento da aquisição de material como cadeiras de rodas, próteses ou aparelhos auditivos com o efectivamente “usado no ano passado neste sistema”.

Num despacho publicado em Diário da República a 9 de Março é definido que o valor para financiamento de ajudas técnicas durante o ano de 2012 é de 8,301 milhões de euros, menos 31,7% do que os 12,154 milhões de 2011.

Um valor que a Associação Portuguesa de Deficientes considerou que “condena milhares de cidadãos” a não poderem ter uma vida activa e produtiva. Já então o Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS) afirmou que os 8,3 milhões de euros “podem vir a ser reforçados, caso se justifique e venha a ser devidamente fundamentado pelas entidades”.

O presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação confirmou agora que isso deverá mesmo acontecer: “Assim que haja, da parte das entidades ou dos utentes, a indicação de que quando se deslocam aos sistemas financiadores a verba está esgotada, iremos analisar a possibilidade de reforçar a verba”, afirmou.

No entanto, o responsável recusou avançar em quanto pode ser aumentado o fundo às ajudas técnicas, afirmando que será feito no montante “que eventualmente venha a ser necessário para que todas as pessoas possam ter acesso a um apoio nas ajudas técnicas este ano”. “Por isso, não posso dizer se será muito mais ou não”, indicou.

Questionado sobre se garante que estes cidadãos não vão ter a sua vida mais dificultada pela falta de financiamento, José Serôdio disse “esperar que não”, garantindo que é intenção do Governo que “não haja pessoas com necessidade de algum apoio e que não haja financiamento para o efeito”.

O responsável adiantou ainda que o instituto a que preside está a trabalhar no sentido de uma “maior fiscalização” a estas ajudas e que será criada uma comissão que “irá analisar se, em certos casos, o produto atribuído podia ser substituído por outro similar com valor inferior”.

Esta comissão está prevista no despacho que está a ser ultimado e que vai definir os procedimentos da atribuição destas ajudas, o qual deverá ser publicado ainda este mês na segunda série do Diário da República.

A Lusa noticiou hoje que o PS questionou o Governo sobre o motivo por que reduziu o orçamento de 2012 para as ajudas técnicas e produtos de apoio na área da deficiência, assim como quais foram os orçamentos atribuídos a cada entidade financiadora de produtos de apoio em 2011, qual a sua execução financeira e como se justifica a baixa execução invocada pelo Governo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

projeto " Divulgar o Goalball" Anddvis e Paulo Futre

Titulo:Anddvis e Paulo Futre juntos pelo Goalball
Quando: 28.04.2012 - 28.04.2012 18.00 h - 20.00 h

No âmbito do projeto " Divulgar o Goalball" a Anddvis convidou Paulo Futre para vestir a pele de jogador de Goalball, abraçando a causa e divulgando a modalidade. Saiba mais sobre o evento em: http://www.anddvis.org.pt/2012/socio-estou-concentradissimo-para-praticar-o-goalball-2/

Deficiência visual: como ajudar - Técnicas de Guia - Acção de Sensibilização em Viana do Castelo

Data: 26 de Abril 2012

Local: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Horário: 9h30 às 12h30

Formadoras: Alice Sobreiro e Sara Almeida (ACAPO)

Inscrições e informações através do e-mail: psicologa@cm-viana-castelo.pt. (Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar)

Participação gratuita mas com inscrições limitadas até ao dia 20 de Abril

Fotógrafa invisual capta mundo com os olhos da alma

Amy Hildebrand nasceu cega mas recuperou parte da visão - vê algumas cores, formas e sombras - e tornou-se famosa como fotógrafa. Agora está quase a concluir o seu projeto 1000 Fotos em 1000 Dias.

Amy Hildebrand nasceu cega devido ao albinismo, um raro distúrbio hereditário no organismo que impede a produção de melanina. Mas recuperou parte da visão - vê algumas cores, formas e sombras -, tornou-se famosa como fotógrafa, e está quase a concluir o seu projeto 1000 Fotos em 1000 Dias, publicadas diariamente no seu blogue 'With Little Sound'.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/fotografa-invisual-capta-mundo-com-os-olhos-da-alma=f718815#ixzz1sEzkmSjD

terça-feira, 10 de abril de 2012

Goalball

Paulo Futre está concentrado na demonstração de Goalball que se vai realizar no dia 28 de Abril a partir das 18h no Pavilhão da Ajuda, em Lisboa.

Futre, o atleta, apresentador, orador, motivador, veste agora a pele de jogador de Goalball abraçando esta causa com o objectivo de divulgar esta modalidade.

Ao contrário do Futebol, o Goalball não é uma modalidade tão popular por ser dedicada a atletas com deficiência visual. No entanto, cada vez mais atletas praticam a modalidade, pois mesmo aqueles que não possuem deficiência visual podem praticar a modalidade.

A ANDDVIS convidou o Paulo Futre a participar numa demonstração da modalidade, juntamente com alguns dos nossos atletas, numa experiência que acreditamos será marcante para ambas as partes.

O objectivo desta demonstração é divulgar o Goalball, assim como as dificuldades que o mesmo enfrenta diariamente.

No final do evento, haverá a oportunidade para a comunicação social interagir com o ex-futebolista Paulo Futre quanto a esta experiência e quanto ao Goalball.

O Goalball é um importante agente facilitador da integração social dos atletas com deficiência visual e ainda contribui para o seu desenvolvimento ao nível da orientação e mobilidade individual.

Para João Pereira, jogador da seleção nacional de goalball, esta modalidade mudou a sua vida: “como atleta de goalball sinto que a minha mobilidade, concentração, audição e orientação ficaram muito mais apuradas, o que significa uma vida mais segura. Sendo também uma modalidade inclusa pois pode ser praticada por todos, posso dizer que o goalball veio trazer-me melhor qualidade de vida em todos os sentidos. Venham conhecer este desporto e garantidamente não vão ficar sem querer experimentar”.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Programa
18:00h - Recepção aos jornalistas
18:30h - Sessão de abertura:
 Discurso e boas-vindas pela Direcção da ANDDVIS;
 Discurso de Paulo Futre, explicando os motivos pelos quais aceitou o convite da ANDDVIS
18:45h - Início da actividade, com a explicação das principais regras e procedimentos do Goalball ao convidado (Paulo Futre)
19:00h - Realização de uma partida de demonstração entre elementos de várias equipas do campeonato nacional de goalball (com a inclusão de Paulo Futre)
19:30h - Sessão de encerramento:
 Discurso de Paulo Futre, com as primeiras impressões sobre a experiência de experimentar o goalball
 Discurso de encerramento pela Direcção da ANDDVIS
 Espaço a perguntas da comunicação social
20:00h - Final da actividade

Para mais informações consultar o website da ANDDVIS em www.anddvis.org.pt

Panasonic lança linha de TV para DV

Primeiro Dispositivo Que Transforma Texto Em Fala
Nos Televisores Chega Às Prateleiras Do Reino Unido

A Panasonic, fabricante de eletrônicos, colocou um dispositivo que transforma texto em fala em 30 de seus modelos de televisores, dispositivo esse que foi desenhado especificamente para ajudar usuários cegos e com baixa visão, fazendo com que sejam os primeiros aparelhos com tais características disponíveis no mercado britânico.

Depois de ativar a função texto para fala, ela estará disponível para uma grande variedade de tarefas nos televisores, tais como: dizer o número do canal e o nome de um programa ao mudar de canal, o horário que um programa começa e termina, e se recursos de acessibilidade como a audiodescrição estão disponíveis nesse ou naquele programa.

A assistência texto para fala é prestada em conexão a uma rede Wi-Fi através da televisão, e os usuários poderão também navegar por um guia eletrônico de programação de TV para ouvir a lista de programas, informações sobre horários e uma sinopse de cada programa.

Nigel Prankard, gerente do IPTV e do Centro de Soluções Digitais da Panasonic, disse que um custo menor de implementação da função texto para fala nos últimos tempos tinha permitido à empresa oferecer esse dispositivo.

"Se vocês nos pedissem para introduzir esse recurso em nossas televisões dois anos atrás, o custo extra teria sido significativo, mas com a expansão das atividades no mundo de TI, os custos de implementação da função texto para fala diminuiram, permitindo que nós colocássemos isso nos aparelhos de televisão sem repassar o custo para os consumidores", disse Prankard.

A Panasonic trabalhou com o Royal National Institute of Blind People para construir a função texto para fala, fazendo testes com os usuários com um protótipo, antes de recolher feedbacks e fazer melhorias no desenho do produto final.

Prankard disse que espera melhorar ainda mais a funcionalidade do dispositivo e acrescentar novos recursos se houver um feedback positivo sobre os modelos iniciais, possivelmente olhando para como o dispositivo texto para fala poderia trabalhar com TVs conectadas à Internet. "O consórcio W3C (World Wide Web Consortium) vem tentando estabelecer regras para acessibilidade na web; dessa forma nós precisamos, também, pensar em como as TVs podem se adequar a esses requisitos (acessibilidade na web), se nós dermos a elas toda a capacidade de ir para websites", ele disse.

Tifloteca

A Associação Tiflos vem por este meio dar a conhecer um projecto pioneiro e revolucionário a todas as pessoas com deficiência visual.

Para poderem constatar e acederem a este fantástico projecto, basta entrarem na página: www.tiflos.com.pt conhecendo então a Tifloteca. Para isso, apenas terá que fazer o seu registo on-line e a partir dai será tudo automatizado. Dentro da Tifloteca encontrará uma biblioteca extremamente organizada e intuitiva, nomeadamente por categoria, idioma, autores e onde poderá ainda ou não optar por uma pesquisa rápida e/ou criteriosa.

Criamos também um link denominado, os 20 mais solicitados, onde no top 3 de romance estão os seguintes livros:

As Formigas;
Ensaio sobre a Cegueira;
Os ossos também falam.
Alem disso a Tifloteca criou a sua mascote denominada Bukus, um ancião sábio que vos receberá de braços abertos e com um sorriso acolhedor sempre pronto a ajudar-vos. Estes são alguns dos condimentos da nossa biblioteca On-Line. Para saberem mais, o ideal será mesmo aderirem a este projecto empreendedor.

Mais, informamos que já temos 7 mil livros na Tifloteca, em 7 idiomas.

Juntos seremos uma grande família de procura e partilha de conhecimento.

Divulguem o nosso projecto, todos ganharemos.

Contactos:
Tlf: 252623605
E-mail: tifloteca@tiflos.com.pt