segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Formação de Professores para a Inclusão DGIDC

A Direção-Geral de Educação vai realizar, durante o ano de 2012, ações de formação na área da educação especial acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua de Professores.
Uma das ações terá como temática O Braille e a Orientação e Mobilidade.
A informação detalhada sobre esta acção e o resoetivo processo de candidatura encontra-se disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=282
Divulguem e participem.

Informação e Sensibilização sobre as Doenças Neuromusculares

A Equipa de Educação Especial /SPO do Agrupamento de Escolas de Águas Santas e o CFAE maiatrofa convidam os Professores a participar num encontro de reflexão que decorrerá de acordo com as seguintes informações:
Designação? Passo a Passo? Informação e Sensibilização sobre as Doenças Neuromusculares
Calendário/horário 07/03/2012 (4.ª Feira) das 18:45 às 20:00
Local de realização ? Escola S/2.3 de Águas Santas (Rua Nova do Corim - 4425-151 Águas Santas) - Auditório
Dinamizadores: Técnicos da APN (Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares)
Organização: Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares, Equipa de Educação Especial/SPO do AE Águas Santas e CFAE maiatrofa.
Objetivos:
- Identificar Doenças Neuromusculares;
-.Reconhecer as doenças Neuromusculares como doenças raras;
- Conhecer a Distrofia Muscular de Duchenne;
- Conhecer o trabalho realizado pela APN.
Destinatários: Educadores de Infância, Docentes de Educação Especial e Docentes do Ensino Básico e Secundário.
Critérios de seleção: Ordem de chegada, até se esgotar a capacidade da sala.
Inscrição: gratuita mas sujeita a formalização.
Modo de Formalização de inscrição: Até ao dia 29 de fevereiro de 2012, por e-mail (cfaemaiatrofa@mail.telepac.pt), com indicação de:
Designação ? Passo a Passo ? Informação e Sensibilização sobre as Doenças Neuromusculares
Nome completo -
Escola em que exerce funções -
Grupo de Recrutamento ?
Ciclo de Ensino -
Telefone/telemóvel -
e-mail ?


Centro de Formação de Associação de Escolas maiatrofa
Agrupamento de Escolas de Águas Santas
Escola S/2,3 de Águas Santas - Rua Nova do Corim
4425-151 Águas Santas - MAIA
Tel.: 22 973 84 22 - 93 836 84 68- Fax: 22 973 84 21
Horário de Funcionamento: das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00
www.cfaemaiatrofa.org/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"A Inclusão do aluno cego na comunidade escolar"

Data: 08.03.2012 - das 17.30 h às 19.30 h
Local: Auditório da Esc. Sec. Padre Alberto Neto em Queluz

O Centro de Recursos de Tecnologia de Informaçao e Comunicação de Sintra, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e diversas Associações, entre as quais a ACAPO, promovem, no âmbito da Educação Especial, vários Seminários intitulados "Formação para a comunidade – Educação Especial” a decorrer entre os dias 29 de Fevereiro e 21 de Março de 2012, em Queluz, no auditório da Escola Secundária Padre Alberto Neto.

Este ciclo de formações dirige-se à comunidade em geral, no que se incluem especialmente os pais/encarregados de educação, diretores de turma, docentes do ensino regular de diferentes áreas disciplinares, técnicos, assistentes operacionais e todos aqueles que manifestem interesse na área da educação especial, encontrando-se a sua dinamização, a cargo de especialistas em cada um dos temas, nomeadamente professores de educação especial de referência e associações com intervenção ao nível nacional.

O Seminário sobre "A inclusão do aluno cego na comunicada escolar" que se realiza no dia 2 de Março tem como orador o técnico da ACAPO, Peter Colwell e terá como conteúdos: o perfil do aluno cego, pré-requisitos para a inclusão, a autonomia pessoal e social na escola e na famíla - orientação e mobilidade, atividades de vida diária, aprendizagem - estratégias a ter em conta".

Não falte. A inscrição é gratuita. Mais informações sobre este e os restantes seminários AQUI.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Congresso Português Reabilitação Visual

Os olhos, nas suas múltiplas funções e capacidades, constituem, na espécie humana, o mecanismo mais excelente e privilegiado do cérebro para a avaliação do meio exterior.

Ver, o poder ver, o poder retirar das capacidades funcionais do “aparelho visual” por menor que seja o contributo do componente ocular, não tem discussão. Merece todo o nosso empenho, até aos limites indizíveis da “devoção cega”, do querer e da paixão científica e humana consoladora.

O que se progrediu nos campos tecnológicos e pedagógicos no tema da reabilitação de funções visuais reduzidas ou mesmo perdidas, desde os tempos pioneiros de esplendor criativo do nosso inesquecível Engenheiro Técnico Jaime Magalhães Filipe, é um mundo de deslumbramento.

Permitir ao cérebro humano através dos mais diversos meios elaborar sobre o mundo exterior e interior, fornecendo-lhe algo de semelhante ao que o sistema visual lhe proporciona em condições normais, é um desafio para todo o investigador cientista, técnico ou pedagogo que saiba e goste de transpor obstáculos.

É para tentar responder a esse desafio que aqui nos encontramos junto ao grandioso Farol orientador da Barra de Aveiro.

Não viremos as costas ao chamamento.

Professor Doutor Ferraz de Oliveira



16 e 17 de março de 2012, em Aveiro


O Congresso Português de Reabilitação Visual (CPRV2012) é um congresso organizado por pessoas que trabalham, investigam ou têm forte interesse pela reabilitação visual. Se partilha dos mesmos interesses, este congresso dirige-se a si.


Os três vetores deste evento são:

(1) Reunião e valorização dos profissionais e recursos existentes em Portugal;

(2) Formação e desenvolvimento contínuo;

(3) Preparação dos recursos para a organização de eventos nacionais regulares e/ou eventos internacionais.


Para atingir estes objetivos a organização preparou um evento multidisciplinar repleto de palestras sobre os temas mais acuais proferidas por personalidades de referência. Tivemos a cuidado de criar espaços de discussão e de sociabilização para promover a troca de experiências e o estabelecimento de colaborações.


Para mais informações, aqui.