segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Congresso Português de Reabilitação Visual

Têm início a 15 de novembro as inscrições para o Congresso Português de Reabilitação Visual, que vai decorrer nos dias 16 e 17 de março de 2012, em Aveiro (Meliá Ria Hotel), organizado, entre outros, pela Universidade do Minho. A iniciativa, dirigida a todos os que trabalham, investigam ou têm forte interesse pela reabilitação visual, pretende constituir um espaço de encontro e de valorização dos profissionais e recursos existentes em Portugal, bem como de formação e desenvolvimento contínuo.
Trata-se de um evento multidisciplinar, com palestras sobre temas atuais e espaços de discussão e de sociabilização para promover a troca de experiências e o estabelecimento de colaborações.


31 de dezembro é a data limite para submissão de comunicações.


Termina a 15 de janeiro o prazo para a inscrição a preço mínimo.


Aguarda-se a acreditação para créditos de formação contínua de professores e outros profissionais.


Para mais informações, consultar o sítio Congresso Português de Reabilitação Visual.

Orçamento do Estado para 2012:ajudas técnicas

O Governo vai disponibilizar cerca de 12 milhões de euros do Orçamento do Estado para 2012 para o financiamento de produtos de apoio a pessoas com deficiências, anunciou o secretário de Estado da Segurança Social.

Presente no Parlamento, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado, Marco António Costa adiantou que há já um despacho conjunto entre os Ministérios da Economia, Solidariedade e Segurança Social e Saúde que vem pela primeira vez regulamentar a atribuição de ajudas técnicas.

"As ajudas técnicas para os deficientes são comparticipadas financeiramente por três ministérios diferentes neste momento. O que tinha acontecido até aqui é que havia uma ausência de cooperação e definição de objectivos financeiros com que cada um se comprometia para o ano de 2011", explicou o secretário de Estado.

Segundo Marco António Costa já está neste momento em circulação o despacho que define os valores atribuídos por cada um dos Ministérios, cabendo ao Ministério da Economia e do Emprego, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a atribuição de 2,4 milhões de euros, ao Ministério da Saúde 6 milhões de euros e ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social a atribuição de 3,7 milhões de euros num total de mais de 12 milhões de euros.

Na opinião do secretário de Estado, esta medida permite uma "optimização da gestão", já que o despacho conjunto vem permitir a "visão integrada de utilização dos recursos públicos".

O secretário de Estado não adiantou, no entanto, de que forma é que o despacho vai regular a atribuição das verbas.

O que faz um cego na biblioteca?

O que faz um cego na biblioteca? Lê. Não com os olhos, mas com os dedos. Ou os ouvidos. Na Biblioteca Nacional (BN) a área de leitura para deficientes visuais é um espaço democrático, o único em que se permite a consulta das obras por menores de 18 anos. Basta saber ler para entrar. E passar pelas portas de vidro é ser admitido numa dimensão diferente. No corredor central há muita luz, mas nas salas e no depósito, não. Hermínia Robalo, cega de nascença, está na Biblioteca há 39 anos e é responsável pelo serviço. Trabalha com 4 cegos e 1 amblíope. Atendem a todo o país. Mandam livros pelo correio e recebem leitores. Têm disponíveis 3417 livros em braille, 1881 áudio-livros e 890 títulos electrónicos (lidos por um programa de computador). Sem preconceitos: de Eça de Queiroz a José Rodrigues dos Santos.


in A Casa de Todos os Livros, Revista Única, 12-11-2011

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa

Tel. 21 798 20 00
bn@bnportugal.pt
http://www.bnportugal.pt/

Pavimentos com texturas especiais para cegos


Quatro texturas de revestimento de pisos adaptados a cegos foram apresentadas esta manhã numa conferência no Museu da Casa da Luz promovida pela Ordem dos Arquitectos. A Ceramic [Cerâmicas Aleluia], a empresa que desenvolveu este conceito, criou quatro texturas que, caso sejam implementadas em Portugal, poderão funcionar como uma espécie de semáforos para invisuais.
Estes revestimentos de cerâmica - que a empresa assegura ser de grande resistência - são colocados no chão. O cego pode então sentir se está numa zona proibida, de sinal vermelho, numa de sinal amarelo e que exige cautela ou, noutra, de sinal verde e livre circulação. A quarta textura é para mudanças de direcção. A ideia da empresa é uniformizar este tipo de sinalização e garantir melhores acessibilidades aos cegos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Visões" em exposição no Centro Cirúrgico de Coimbra

Visões. São revelações. Imagens impossíveis de detectar a olho nu. É o momento em que a perícia humana se alia à melhor tecnologia.

A exposição VISÕES é o resultado de um dia-a-dia vivido no Centro Cirúrgico de Coimbra. São exemplos do melhor registo, da melhor qualidade, do melhor equipamento, dos melhores profissionais e do melhor diagnóstico.

À primeira impressão pensamos tratar-se de constelações, explosões solares, bordados e rendas, além de inúmeras e intermináveis ramificações, ou seja, admiráveis imagens captadas algures no universo.

Mas não é nada disso. Os olhos enganam-nos. As imagens compiladas para a exposição Visões ilustram casos clínicos de doentes observados pelos oftalmologistas do Centro Cirúrgico de Coimbra. A mostra inclui diversas patologias, como doenças raras e genéticas, quistos, retinopatias, descolamento de retina, asteróides, neovascularização ou uma subluxação do cristalino, entre outras. Situações e patologias que foram operadas no Centro Cirúrgico de Coimbra com sucesso.

Maria Pedro Silva e Robert van Velze captaram o impossível de detectar a olho nu, num momento em que a perícia humana se alia à melhor tecnologia. Visões ilustram um dia-a-dia vivido no Centro Cirúrgico de Coimbra e provam a procura pela melhor imagem, melhor registo, melhor qualidade, melhor equipamento, melhores profissionais e melhor diagnóstico. Vemos diferente, fazemos diferente.

Catálogo: AQUI.

A exposição está patente no edifício sede do Centro Cirúrgico de Coimbra.


Centro Cirúrgico de Coimbra
Rua Dr. Manuel Campos Pinheiro, 51
Espadaneira - S. Martinho do Bispo
3045-089 Coimbra, Portugal
Telefone: +351 239 802 700
E-mail: centrocirurgico@ccci.pt
Web: http://www.ccci.pt/

Instituto do Emprego e Formação Profissional

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), enquanto Organismo Intermédio, informa que decorre, entre os dias 8 de Novembro e 12 de Dezembro de 2011, o período para apresentação de candidaturas, no âmbito das Tipologias de Intervenção 6.2 – Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades e 6.4 – Qualidade dos Serviços e Organizações, especificamente, ações de formação e sensibilização dirigidas a técnicos e outros profissionais de reabilitação profissional, nos termos e condições definidos no respetivo aviso de abertura de candidaturas.
Consulte a documentação de suporte às candidaturas
- Aviso de Abertura de Candidaturas – TI 6.2 e 6.4
- Orientações Técnicas para a TI 6.2
- Orientações Técnicas para a TI 6.4

1as Olimpíadas do Braille


A ACAPO vai promover no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de Dezembro, as 1as Olimpíadas do Braille, um concurso aberto à participação de todos os conhecedores deste sistema de leitura e escrita.


O concurso será constituído por um conjunto de três provas, estando os concorrentes distribuídos por quatro escalões etários:


1º Escalão – concorrentes com deficiência visual e com idades compreendidas entre os oito e os doze anos;


2º Escalão – concorrentes com deficiência visual e com idades compreendidas entre os treze e os vinte anos;


3º Escalão – concorrentes com deficiência visual e com idade superior a vinte anos;


4º Escalão – concorrentes sem deficiência visual.


O prazo de inscrições decorre entre os dias 2 e 18 de Novembro, através do preenchimento de formulário disponível, nas Delegações da ACAPO e no site da ACAPO.


As provas serão realizadas no período entre as 14h30 e as 18 horas, no Auditório da Estação de Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa. O prémio para o vencedor de cada escalão é uma viagem à Disneyland de Paris com visita à terra Natal de Louis Braille, Coupvray.


Consulte o Regulamento das 1as Olimpíadas do Braille (doc.439 KB)


. Preencha a ficha de inscrição aqui