segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sociedade de Oftalmologia defende rastreio visual logo com um ano de idade

As crianças deviam fazer um primeiro rastreio visual com um ano de idade e pelo menos aos três, todas já deviam ter sido observadas, defende a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

“O ideal seria todas as crianças serem rastreadas antes do um ano de idade, aos três anos e aos cinco anos. Mas não existe nenhum regime obrigatório e depende muito da sensibilidade dos pais e do médico ou pediatra que segue a criança”, afirma Rita Dinis da Gama, oftalmologista da SPO, que estima que dez por cento precisem de usar óculos.

Quanto mais tempo o problema persistir sem ser identificado, pior será o prognóstico: “o mesmo problema detectado aos três ou aos sete anos é de muito mais fácil recuperação aos três”. Hoje em dia as famílias já estão alertadas para a necessidade de um rastreio visual antes da entrada no 1.º ciclo e, por isso mesmo, Rita Gama reconhece que “existem cada vez mais crianças a usar óculos”.

Além de rastreios mais precoces, também o aumento de bebés prematuros contribui para o maior recurso a óculos, porque a prematuridade interrompe o desenvolvimento visual na fase intra-uterina. “Mas o ideal seria que todas as crianças conseguissem ir logo aos três anos a um oftalmologista ou ortoptista”, insiste a médica, avisando os pais que não devem delegar a saúde visual dos filhos em optometristas ou ópticas.


Métodos para todas as idades

Mesmo que os pais estranhem o êxito de um exame oftalmológico a crianças muito pequenas, Rita Gama explica que há métodos que se adaptam à idade: “A aplicação de gotas nos olhos para dilatar a pupila permite ver se o olho é saudável por dentro, bem como se tem necessidade de usar óculos. Independentemente da idade existe sempre maneira de perceber se a criança vê bem ou não”.

A especialista admite que é difícil para os educadores aperceberem-se de alguns problemas de visão, que podem dar poucos sinais exteriores. Total desinteresse pela televisão ou demasiada falta de atenção e adesão às actividades podem ser sinal problema ocular. Por outro lado, há mitos associados a deficiência visual e que não fazem sentido, como a aproximação ao ecrã da televisão ou aos livros.

“As crianças gostam de se aproximar da TV sem que tenha qualquer significado. E as crianças gostam de exercitar a capacidade de focar uma imagem a uma distância muito curta, ao dobrarem-se em cima de um livro ou caderno”, exemplifica. Também os jogos de computador não fazem mal aos olhos: uma criança com boa visão pode passar muitas horas a jogar sem que isso traga algum prejuízo visual, diz.

O problema visual mais frequente nos mais novos é a hipermetropia (em que se vê sempre em esforço), que atinge cerca de 70 por cento dos meninos que usam óculos. Seguem-se a miopia e o astigmatismo. O uso de óculos quando prescritos pelo médico é fundamental, para que o cérebro receba as imagens nas melhores condições.

“O desenvolvimento visual não termina quando a criança nasce, termina aos dez anos. Quanto mais cedo forem detectadas as alterações mais fácil é recuperar. Para que o sistema visual se desenvolva, a imagem que chega ao olho tem de ser perfeita, para que o cérebro a consiga processar”, adverte Rita Gama.

Diferentes dos problemas visuais (em que o uso de óculos permite à criança passar a ver bem), são as doenças oculares, como o estrabismo, doenças de retina e das vias lacrimais. “Quando existe uma doença ocular, mesmo com óculos a criança não consegue ver bem”, explica a especialista da SPO.

“Surf for All”

No âmbito das comemorações da 8ª edição do Dia Internacional do Surf, a Escola de Surf e BodyBoard, DUCKDIVE, promove um evento de Surf Adaptado, destinado a pessoas com deficiência visual, motora e cognitiva. O “Surf for All”, terá lugar nos dias 18 e 19 de Junho, na Praia do Castelo, na Costa de Caparica, estando o dia 18 reservado à participação de pessoas com deficiência visual.



Para além da prática do surf e bodyboard, acompanhada por monitores especializados, contemplará workshops, sessões de osteopatia, yoga e animação musical.
A participação neste evento é gratuita, contudo, implica o pagamento de uma caução no valor de 5 euros que será restituída no dia do evento. A organização irá providenciar o transporte dos participantes desde Lisboa até ao local de realização da actividade, bem como a viagem de regresso.

Os associados que pretendam participar nesta actividade deverão preencher o formulário de inscrição, disponível aqui até ao dia 2 de Junho.

Para mais informações contacte Rita Pereira na Direcção Nacional da ACAPO através do telefone 213244500 ou do e-mail ritapereira@acapo.pt.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vermelho da Cor do Céu

Como é o mundo de quem nunca viu? A Reportagem TSF coloca a venda nos olhos, segura a bengala e entra no mundo de quem não vê com os olhos. Mercedes gostava de saber como são as pessoas, como são os seus rostos.

Tiago queria ver com olhos um cavalo a correr, porque parado já o viu com as mãos. Alcides não sabe de que cor são os seus olhos porque é como se não existissem. Susana e Rodrigo, casados sem nunca se terem visto, nunca acendem as luzes na casa onde vivem. Ângelo vê com os dedos obras de Picasso e imagina as formas e um mundo que nem Picasso imaginou. Para uns o Sol é azul, da cor do céu. Para outros, as estrelas são candeeiros pendurados no tecto do céu. Para outros ainda, o céu é vermelho ou azul ou sem qualquer cor.

«Vermelho da Cor do Céu» é uma grande reportagem de Ana Catarina Santos, com sonoplastia de Luís Borges.

Para ouvir clique aqui

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional (DAEFP) da ACAPO realiza até ao final do mês de Julho vários cursos de formação contínua.

O Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional (DAEFP) da ACAPO realiza até ao final do mês de Julho vários cursos de formação contínua.


Podem participar nestas acções, pessoas com deficiência visual, empregadas ou desempregadas que pretendam melhorar as suas qualificações, visando a manutenção do emprego, progressão na carreira ou reingresso no mercado de trabalho.

Pela frequência das acções de formação, os formandos beneficiam do pagamento das despesas de transporte, em montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte colectivo. As inscrições já se encontram abertas.

Nota: Os interessados só se podem inscrever até 10 dias antes do início do curso pretendido.

Para obter mais informações ou proceder à respectiva inscrição contacte o DAEFP mais próximo da sua zona de residência, através dos seguintes contactos:

Braga, Georgina Silva – telf. 253267766 ou georginasilva@acapo.pt

Coimbra, Teresa Pedro – telf. 239792180 ou teresapedro@acapo.pt;

Lisboa, Sandra Martins – telf. 218371072 ou formacao@acapo.pt;

Porto, Diana Benfica – telf. 222012222 ou dianabenfica@acapo.pt;

Mais acessibilidade nos dois maiores centros comerciais da Sonae Sierra – Centro Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos)

Encontra-se disponível nos dois maiores centros comerciais da Sonae Sierra – Centro Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos) – um sistema de informação destinado a pessoas cegas e amblíopes. Trata-se do sistema GUIO®, uma solução tecnológica, desenvolvida e fabricada pela empresa portuguesa Moniz Dias, sob instruções da Sonae Sierra, que contou com a participação da ACAPO no seu processo de implementação e aperfeiçoamento.

O sistema GUIO® disponibiliza informação áudio através de uma unidade portátil (“Beepmóvel”), transportada por cada utilizador, e que dá acesso a informações úteis como a localização de escadas, elevadores, WCs, portas de acesso, etc, fazendo também referência a algumas lojas presentes na proximidade.

O seu funcionamento é assegurado por unidades fixas, instaladas em pontos estratégicos, distribuídas pelos centros, que emitem informações quando as unidades móveis (“BeepMóvel”) entram na sua área de intervenção.


Para Carlos Lopes, Presidente da Direcção Nacional da ACAPO “este é um sistema que pode contribuir para que as pessoas cegas e amblíopes sejam mais autónomas nas suas visitas aos centros comerciais”. E acrescenta que sendo este um sistema com um potencial de evolução “é necessário que as pessoas com deficiência visual testem o sistema e contribuam para a sua melhoria contínua”.

Para utilizar este sistema, os interessados deverão solicitar o “Beepmóvel” junto do balcão de informações de qualquer um destes centros comerciais, no piso 0, devendo no final da sua visita devolvê-lo no mesmo local. Conheça mais sobre esta tecnologia em www.guio.pt.

Futuros alunos com necessidades educativas especiais convidados a conhecer meios de apoio disponibilizados pela Universidade de Aveiro

No dia 18 de Maio, entre as 14h30 e as 17h30, a UA, através do seu Gabinete Pedagógico, estará disponível para dar a conhecer aos pais, alunos e docentes interessados os procedimentos e as condições que tem para oferecer a alunos com necessidades educativas especiais. O convite é lançado também às Escolas Secundárias com o objectivo de trocar informações e prestar esclarecimentos.


A Universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver esforços de reordenamento e de reafectação dos meios humanos, materiais e institucionais para proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos seus alunos com necessidades especiais.




Para além de dar a conhecer esses meios de apoio, esta acção surge com o intuito de conhecer antecipadamente as condições especiais de frequência que estes alunos venham a requerer no sentido de as melhorar, reforçando a sua autonomia individual e o desenvolvimento pleno do seu projecto educativo.


É um facto que os alunos só têm a certeza da Universidade e curso que irão frequentar na publicação das listas seriadas. No entanto, a UA pensa ser de toda a utilidade para as partes envolvidas esta troca de informação e prestação de esclarecimentos.


Os interessados em participar deverão enviar o formulário preenchido, disponível aqui, para o Gabinete Pedagógico, através do e-mail: gabinete.pedagogico@ua.pt.

Jogos de Portugal - para Pessoas com Deficiência -

A divulgação do desporto para pessoas com deficiência junto de potenciais praticantes e do público em geral são os principais objectivos dos Jogos de Portugal, que vão decorrer em Coimbra entre 10 e 12 de Junho.

Os Jogos de Portugal são uma iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e surgiram da necessidade que o organismo "sentia de comunicar", disse à agência Lusa Leila Marques.

"Queríamos poder chegar ao público específico, as pessoas com deficiência, mas também mobilizar a população em geral", explica a presidente da FPDD, acrescentando que a iniciativa é "inspirada nos Jogos Paralímpicos" e será "realizada todos os anos, numa cidade diferente".

Leila Marques, actual presidente da FPDD e antiga atleta paralímpica, refere que em Coimbra vai ser possível ter os atletas de alto nível a competirem em 10 modalidades, juntamente com actividades de demonstração.

"Só teremos portugueses e queremos mobilizar as famílias dos atletas e a população em geral para se deslocarem ao evento para assistirem a grandes perfomances desportivas e, ao mesmo tempo, perceberem a vida extraordinária destes praticantes", disse.

Os Jogos de Portugal vão juntar cerca de 850 atletas das cinco áreas da deficiência, em 10 modalidades: atletismo, natação, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, futebol 7, futsal, ciclismo, remo e slalom.

O evento vai ainda proporcionar a demonstração de modalidades como esgrima em cadeira de rodas, judo e tricicleta.

Em Coimbra, vão ser utilizadas várias infra-estruturas desportivas, adaptadas às necessidades dos atletas, nas quais as entradas serão gratuitas.

Portugal tem tido participações regulares, com várias medalhas conquistadas, em Jogos Paralímpicos e campeonatos do Mundo e da Europa de atletas com deficiência.

Os atletas de alto rendimento estão actualmente integrados no projecto de preparação para os Jogos Paralímpicos Londres2012, coordenado pela Comité Paralímpico de Portugal.

Programa ReAT

As Ajudas Técnicas (agora designadas por "Produtos de Apoio") são aparelhos que se destinam a compensar a perda de alguma funcionalidade causada por uma deficiência ou incapacidade. São exemplos de produtos de apoio, as cadeiras de rodas, as rampas, os computadores com voz ou braille para pessoas cegas, e muitas outras.

O preço destes equipamentos é geralmente muito alto para ser suportado pelo próprio. A obtenção de subsídio para a sua compra é um processo demorado e burocrático. Por estes motivos, muitos milhares de pessoas se vêem privados das ajudas de que precisam para o seu dia-a-dia, para estudar ou para trabalhar.

Por outro lado, muitos proprietários destes equipamentos já deixaram de os usar, por diversos motivos. Ou porque a sua condição de deficiência se alterou, ou porque adquiriram um produto mais recente, ou por outro motivo.

A Electrosertec, como empresa especializada em produtos de apoio, lança o programa ReAT - Reutilização de Ajudas Técnicas destinado à compra e venda de produtos de apoio usados.

Como funciona o ReAT?
Os interessados em vender produtos de apoio devem transferir e preencher o formulário de venda disponível na área de transferências do sítio web da Electrosertec. A Electrosertec colocará o produto à venda na sua loja online na secção de produtos usados.

Quando algum cliente manifestar interesse num determinado produto, a Electrosertec entrará em contacto com o vendedor, para que este envie o produto para ser testado nos nossos serviços técnicos. Se o teste do produto for bem sucedido, a Electrosertec realizará a venda do mesmo, entregando ao vendedor o valor acordado.

SIMPLES
O ReAT é um serviço simples e muito eficaz para o reaproveitamento de produtos que são muito úteis e procurados.

SEGURO
O ReAT é seguro, porque os produtos são testados e a Electrosertec oferece uma garantia adequada à idade do equipamento.

Dê já hoje uma nova vida aos seus produtos de apoio. Para mais informações contacte:

Electrosertec
Rua Combatentes da Grande Guerra, 51-B
1885-024 Moscavide
Portugal
Telefone: (+351) 219 435 183
E-mail: info@electrosertec.pt

visitas ao Museu Gulbenkian para pessoas cegas e com baixa visão

No âmbito do programa Descobrir, a Fundação Calouste Gulbenkian iniciou no dia 17 de Março um programa de visitas ao Museu Gulbenkian, dirigido a pessoas cegas e com baixa visão, a partir dos 8 anos de idade.

Estas visitas visam tornar o espólio do museu mais acessível e proporcionar aos visitantes uma melhor compreensão das obras de arte e das culturas que as produziram. Cada visita subdivide-se em duas sessões que contemplam uma visita de reconhecimento pelos espaços do museu e outra à exposição permanente “O Egipto no tempo dos faraós”.

As próximas actividades estão agendadas para os dias 28 de Abril, 19 de Maio e 16 de Junho e os interessados em participar deverão inscrever-se oito dias antes da realização da visita. O preço do ingresso é de cinco euros e dá acesso às duas sessões para a pessoa cega ou com baixa visão e respectivo acompanhante.

Para obter mais informações ou para se inscrever nesta actividade, os interessados deverão contactar a responsável do museu, Rosário Azevedo, através do telefone 217823455 ou do e-mail razevedo@gulbenkian.pt.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

II Encontro Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais

A Porto Editora vai promover o II Encontro Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais, este ano dedicado ao tema “Problemas de Desenvolvimento e de Aprendizagem”.


À semelhança do ano anterior, esta 2.ª edição apresenta um primeiro dia composto por 4 workshops simultâneos (a 27 de maio) e um segundo (a 28 de maio), dedicado a conferências ministradas por reconhecidos especialistas, onde poderá aprofundar conhecimentos e tomar contacto com práticas educativas eficazes, que respondem às necessidades dos alunos com problemas de desenvolvimento e de aprendizagem.


Para conhecer o programa completo e efetuar a inscrição, clique aqui.


Local: Universidade do Minho, Campus de Gualtar
Data: Dias 27 (workshops) e 28 de maio (conferências)

Inscrições através do Espaço Professor ou da Linha do Professor (707 22 33 66) até ao dia 25 de maio.

Resumo do Programa:
Dia 1 + dia 2: 40€ (cada workshop do 1.º dia tem vagas limitadas a 25 pessoas).
Dia 2: 25€
O valor de inscrição inclui: 1 exemplar do livro "Compreender a Escola de Hoje" e 1 exemplar da última edição da revista "Inclusão".

No final do evento, será entregue um certificado de participação.

terça-feira, 3 de maio de 2011

lINDO!!!!!!!!Dia da Mãe

Prémio BPI Capacitar para projectos destinados a pessoas com deficiência.

No âmbito da política de Responsabilidade Social do Banco, foi lançada a 2ª edição do Prémio BPI Capacitar para as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal, que apresentem um projecto com a ambição de integrar a diferença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Um prémio que irá atribuir 500.000 €: um 1.º prémio cujo montante pode ascender até 200.000 € e distinções até 50.000 € cada, para as restantes candidaturas seleccionadas.

As candidaturas podem ser submetidas até 31 de Maio através do site: www.bancobpi.pt/premiobpicapacitar.

A criança com cegueira na primeira infância"

II Jornadas de Deficiência Visual
e Intervenção Precoce


O Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual (CAFAP - CAIPDV), estrutura da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) que acompanha crianças com Deficiência Visual (DV) dos 0 aos 6 anos de idade, vai organizar a 11 de Maio de 2011 em Coimbra as II Jornadas de Deficiência Visual e Intervenção Precoce, com o tema “A criança com cegueira na primeira infância”.

Estas jornadas têm como convidados profissionais conceituados na área da DV a nível nacional, bem como uma psicóloga de renome internacional – Mercê Leonhardt – com larga experiência no trabalho com DV em idades precoces. Esta será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos na área da deficiência visual, contactar com novas metodologias de trabalho e com a investigação mais recente nesta área.


Folheto com programa e outras informações AQUI.

IV Jornada do Encantado - UTAD Dificuldades de Aprendizagem

06, 07, 21 e 28 de Maio de 2011, no CIFOP – Vila Real.


(25 horas – 1 crédito – a aguardar a acreditação pelo CCPFP)


Organização: UTAD / Encantado


Dificuldades de Aprendizagem: Um enfoque transdisciplinar


OBJECTIVOS DA ACÇÃO:


Este curso tenta relacionar diferentes áreas, discutir as Dificuldades de Aprendizagem sob diversos prismas e traçar paralelismos entre as diversas áreas de actuação.


Para isso, o curso conta com especialistas de diferentes áreas, técnicos e professores com larga experiência em problemas de aprendizagem, a fim de promover a transdisciplinaridade no trabalho com esta população.


Temos o objectivo de conduzir os formandos através de prismas profissionais variados, sendo que todos eles estão directamente relacionados com as Dificuldades de Aprendizagem. Conhecer diferentes pontos de vista na identificação, avaliação e intervenção com estas crianças.


Nas sessões teóricas há a explanação dos conteúdos, discussão das dúvidas e aplicação prática destes conhecimentos. Algumas intervenções têm carácter teórico-prático, para que o formando possa também reflectir sobre os aspectos teóricos abordados durante esta formação.


DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO


Educadores da Infância, Professores, Professores de Educação Especial, Psicólogos, Terapeutas da Fala, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Serviço Social, Engenheiros de Reabilitação e outros interessados.


LOCAL: Universidade Trás os Montes e Alto Douro


Edifício do CIFOP


Rua Dr Manuel Cardona


5000 – 558 - Vila Real




INSCRIÇÕES:


120 € até 03 de Maio | 150 € após 3 de Maio


Desconto de 15% para estudantes, ex-alunos da UTAD e grupos acima de 3 participantes.


SECRETARIADO: Cláudia Pinto


Encantado - Centro Psicológico e Terapêutico, Lda


Avenida Aureliano Barrigas , Lote A, Loja B


5000-413 Vila Real


Telefone: 259 371 155


Telemóvel: 961 315 807


Email: encantado@encantado.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar




CONTEÚDOS DA ACÇÃO


Módulo I - 06/05/2011 das 18 às 21 hs


“O que são Dificuldades de Aprendizagem?” - 3 h


Prof. Dr. José Pinto Lopes – UTAD – Vila Real


Módulo II – 07/05/2011 das 9:30 às 12:30 hs


“Educação Inclusiva: Indicadores e princípios-chave para a promoção da sua qualidade” – 3 h


Dr. Eduardo Ribeiro Alves– Associação Nacional do Professores – Secção de Vila Real – Vila Real


Módulo III - 07/05/2011 - das 14:00 às 18:00 hs


“ A família e as Dificuldades de Aprendizagem” - 4 horas


Professor Dr. José Carlos Gomes da Costa – UTAD – Vila Real


Módulo IV - 21/05/2011 – das 9:00 às 13:00 hs


“ Dislexia: Teoria e intervenção” - 4 horas


Dra. Paula Teles – Clínica de Dislexia - Lisboa


Módulo V – 21/05/2011 – das 14:30 às 18:00 hs


“ Dificuldades de Aprendizagem e perturbações do processamento auditivo” - 3 h e 30 min


Dra. Cristiane Nunes – Gabinete Arte de Comunicar – Braga.


Dra. Regina Silva – Clínica Encantado – Vila Real


Módulo VI - 28/05/2011 – das 9:00 às 12:30 hs


“ A aprendizagem através do corpo” - 3h e 30min


Professora Dra. Rosangela Bertelli – UTAD – Vila Real


Módulo VII – 28/05/2011 – das 14:00 às 18:00 hs


“Actuação em parceria no tratamento das Dificuldades de Aprendizagem” - 4 horas


Dra. Sónia Gomes – Clínica Encantado - Vila Real


Dra. Regina Silva – Clínica Encantado – Vila Real

Curso de Iniciação ao Braille

A ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – promove entre os dias 21 de Maio e 25 de Junho, um curso de iniciação ao Braille.
Esta formação decorrerá nas instalações da Delegação de Coimbra da ACAPO, aos sábados, entre as 09h00 e as 13h00.
O curso destina-se a todos aqueles que, pela profissão que exercem ou por razões pessoais, pretendem obter ou alargar competências no domínio do Braille, enquanto sistema de leitura e escrita das pessoas cegas.
Este curso de iniciação ao Braille insere-se num conjunto de iniciativas que o Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional da ACAPO disponibiliza à comunidade em geral, com o objectivo de promover um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiência visual.
O valor de participação nesta acção é de 48 euros para sócios cooperantes da ACAPO, 60 euros para estudantes e de 72 euros para o público em geral.
O prazo de inscrições termina a 13 de Maio, devendo os interessados contactar o Departamento de Emprego e Formação Profissional da ACAPO, através do e-mailformacao@acapo.pt ou do telefone 21 859 50 97

domingo, 1 de maio de 2011

Acessibilidade nos Museus, uma visão integrada - acção de formação

O Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, IP, em colaboração com o Grupo para a Acessibilidade dos Museus - GAM - e em parceria com o Instituto de Museus e Conservação, IMC, IP, vai realizar em Lisboa, entre 30 de Maio e 29 de Junho, às segundas e terças, a acção de formação "Acessibilidade nos Museus, uma visão integrada".


Esta será a primeira de duas acções de formação do curso relativo a esta temática, que trata a área da acessibilidade de forma transversal a toda a actividade do museu. Serão abordadas questões ligadas à arquitectura, ao design de exposições, aos suportes de comunicação (escrita de textos acessíveis, guias multimédia, maquetas, relevos, réplicas, internet), às actividades desenhadas pelo serviço educativo dos museus e outros eventos, bem como a outros serviços (como os cafés e restaurantes) e também aos seus recursos humanos.


Esta acção terá uma duração total de 50 horas e será monitorizada por formadores especialistas nestas áreas.
Para efeitos de participação na acção, anexa-se o programa e a respectiva ficha de inscrição que deverá ser enviada para manuela.s.branco@inr.mtss.pt ou inr@inr.mtss.pt