quarta-feira, 30 de março de 2011

Conferência Parlamentar sobre Educação Especial

Decorrem até 31 de Março as inscrições para a Conferência Parlamentar sobre Educação Especial, que a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência vai realizar na Sala do Senado da Assembleia da República, no dia 5 de Abril, das 9h30 às 13h00. Este Evento pretende suscitar a reflexão e o debate sobre a temática da Educação Especial, bem como formular propostas de melhoria por parte das pessoas que trabalham nesta área. Os contributos dos participantes permitem apresentar recomendações tendentes a solucionar eventuais deficiências nesta matéria. Estes contributos vão integrar um relatório que está a ser preparado pelo Grupo de Trabalho do Ensino Especial. Para mais informações, consultar o sítio da Assembleia da República – Comissões – Programa Conferência Educação Especial.

terça-feira, 29 de março de 2011

"Formação de Professores de Educação Especial e Inclusiva"

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE) informa que, resultante de uma parceria/protocolo com o Instituto de Educação da Universidade de Lisbioa, irá realizar no dia 18 de Junho de 2011 o Seminário: "Formação de Professores de Educação Especial e Inclusiva" na qual estará presente a professora Chris Forlin (Instituto de Educação da Universidade de Hong Kong) possuidora de uma vasta experiência na pesquisa, investigação e publicação de conhecimentos no domínio das políticas e práticas em educação inclusiva.
Não perca esta oportunidade de participar enviando-nos a sua inscrição e/ou comunicação.

Para mais informações consultar cartaz.

PUBLICADO DIPLOMA PARA ORGANIZAÇÃO ANO LECTIVO

Despacho n.º 5328/2011, de 28 de Março - Estabelece regras e princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente em exercício de funções no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como na distribuição do serviço docente correspondente.

Pode aceder-se rapidamente neste link:

http://www.sprc.pt/upload/File/PDF/Legislacao/Legislacao_Util/Ens_Nao_Superior/Gestao/Despacho%20n.%C2%BA%205328-2011,%20de%2028%20de%20Mar%C3%A7o.pdf

PUBLICADO DIPLOMAPARA ORGANIZACAO ANO LECTIVO

Despacho n.º 5328/2011, de 28 de Março - Estabelece regras e princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente em exercício de funções no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como na distribuição do serviço docente correspondente.

Pode aceder-se rapidamente neste link:

http://www.sprc.pt/upload/File/PDF/Legislacao/Legislacao_Util/Ens_Nao_Superior/Gestao/Despacho%20n.%C2%BA%205328-2011,%20de%2028%20de%20Mar%C3%A7o.pdf

terça-feira, 22 de março de 2011

Após perder os olhos, Labrador precisa do seu próprio cão-guia


O cão Edward [à esquerda na fotografia] trabalhava como cão-guia há oito anos, quando precisou ter os olhos removidos após desenvolver catarata, o que deixou seu dono, o cego Graham Waspe, de 60 anos, muito triste. Mas logo o inglês ganhou Opal, de 2 anos, para ajudar não só a ele como também a Edward.

- Opal foi ótima para nós dois. Não sei o que faríamos sem ela - disse Graham ao jornal “The Sun”.

E apesar da deficiência, Edward continua cheio de disposição.

- As pessoas fazem muitas perguntas sobre como ele lida com o problema e ele provavelmente ficou mais famoso agora porque ainda mais pessoas param para falar com ele nas ruas - contou Sandra, mulher de Graham.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sábados Especiais - O Eu e o Outro: As crianças e jovens comperturbação do espectro do autismo

Tema O Eu e o Outro: As crianças e jovens comperturbação do espectro do autismo
Local Escola Artística Conservatório de Música do Porto (Escola Rodrigues de Freitas – Porto, Cedofeita)
Horário10:00 às 13.00 e 14:30 às 16:30

A Formação
Olhos nos olhos, tocar e ser tocado, o significado do sentir … a vida no mundo repleto de tempos, espaçose objectos constitui o tema do Programa “Sábados Especiais” em que se procurará reflectir sobre algumasdas estratégias a desenvolver na intervenção educativa com crianças e jovens com perturbações doespectro do autismo.
A Formadora
Actualmente a exercer funções docentes de Coimbra, numa unidade de ensino estruturado para a educaçãode alunos com perturbações do espectro do autismo (UEEA), a professora Maria Teresa São Miguel Alvesintegrou a equipa de autismo da Região Centro, tendo a seu cargo a implementação e a supervisão dasUEEA. Na actividade de autora e formadora, colaborou com a DGIDC na elaboração das NormasOrientadoras para as UEEA e em Acções de Formação sobre “Perturbações do Espectro do Autismo eModelo de Ensino Estruturado” e de Educação Especial.Como investigadora, participou nos projectos "Farmacogenética da terapêutica com risperidona nosdistúrbios do espectro do autismo" e "Epidemiologia do Autismo em Portugal", que ganhou o prémio Pfizerde 2005, e colaborou com a Unidade de Neurodesenvolvimento e Autismo em projectos internacionais, deque se salienta o Autism Genom Project (AGP).

As inscrições estão abertas até ao fim do dia 23 de Março, limitadas a 200 participantes, que serão seleccionados comas seguintes prioridades, de acordo com a ordem de chegada:1. Docentes de educação especial que apoiam a alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA)2. Docentes titulares de turma e directores de turma de alunos com PEA3. Técnicos especializados em funções nas UEEA4. Outros docentes
Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «SábadosEspeciais – O Eu e o Outro – 2 de Abril de 2011» e os seguintes dados: 1) nome completo; 2) grupo de docência oufunção técnica especializada; 3) agrupamento de escolas onde exerce; 4) se é docente do grupo 910, especifique setrabalha em UEEA ou apoia alunos com PEA; se é docente dos grupos 100 ou 110, especifique se é titular degrupo/turma que integra aluno com PEA; se é docente de outro grupo disciplinar, especifique se é director de turma queintegra aluno com PEA. Insira também um endereço de e-mail pessoal, para onde remeteremos mensagem de selecçãono dia 24 de Março.
Organização
Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Norte com a colaboração daEscola Artística Conservatório de Música do Porto

quinta-feira, 10 de março de 2011

Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”.

No âmbito da comemoração dos 30 anos do CEFPI promove, no dia 28 de Março, o Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”.
O presente seminário será o primeiro de outros que decorrerão ao longo deste ano em que se assinala o 30º aniversário do CEFPI.
É neste contexto, e como forma de dar corpo ao protocolo estabelecido entre o CEFPI e a Direcção Regional de Educação do Norte visando garantir aos profissionais que trabalham na área da exploração de oportunidades de desenvolvimento vocacional e integração sócio-profissional dos alunos com limitações acentuadas no domínio cognitivo, um acompanhamento sistemático na organização dos projectos de vida dos Alunos e respectivas famílias, que se justifica o presente Seminário. Esta iniciativa visa contribuir para a construção de um referencial teórico que garanta coerência e sustentabilidade na pragmatização dos Planos Individuais de Transição (PIT), potenciando, deste modo, a partilha de saberes no âmbito da avaliação vocacional de alunos com incapacidade intelectual.
A medida “Currículo Específico Individual”, entendida no quadro da equidade educativa e no prosseguimento de uma política orientada pelos princípios e não discriminação e do combate á exclusão social, tendo como público alvo os alunos com dificuldades muito acentuadas no acesso ás aprendizagens e competências definidas no currículo nacional, pressupõe, obviamente, a mobilização das Escolas, no tecido sócio-empresarial, das organizações / instituições afectas á educação e reabilitação das crianças e jovens com incapacidade intelectual, não isentando, deste esforço colectivo, a intervenção da administração educativa neste processo de transição para a vida pós-escolar.
Programa:
9h30 – Recepção dos participantes
10h00 – Sessão de abertura
Representante do Ministério da Educação
Representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional
10h30 – Conferencia – La Transición a la Edad Adulta e Vida Activa de las Personas con Discapacidad entre la Escuela e la Inclusión Sociolaboral
Oradora: Maria Pallisera Diaz – Investigadora sobre Transição e Inclusão Socio-Laboral de Pessoas com Deficiência, Doutora em Pedagogia e Professora Titular do Departamento de Pedagogia da Universidade de Girona.
11h15 – Pausa para café
11h30- Comunicação – Um Emprego, Sim, mas…
Oradora: Laurentina Santos – Psicóloga da Unidade de Avaliação e Orientação, Profissional do CEFPI, Mestre em Psicologia Clinica
Moderador: José Alberto Leitão – Director do Departamento de Formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional
12h30 – Almoço
14h00 – Conferencia – Planos Individuais de Transição no Contexto da Educação Inclusiva
Oradora: Filomena Pereira – Directora de Serviços de Educação Especial e Apoios Sócio Educativos da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Educação Especial
Moderador: Luís Rothers – Professor da Escola Superior de Educação do Porto
15h15 – Pausa para café
15h45 – Painel – A Escola Inclusiva face aos Desafios da Empregabilidade
Agrupamento de Escolas de Paredes
CerciFafe
APPC do Porto
Moderadora: Eva Gonçalo – Directora Regional Adjunta – DREN
17h00 – Sessão de encerramento
Representante do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Representante da ANQ
Inscrição:
Auditório do CEFPI – Centro da Vilarinha
Rua de Vila Nova 1323 - Porto
Ficha de inscrição online

Aluna da UTAD cria roteiro em Braille para Museu da Região Flaviense


Aluna da licenciatura em Turismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou um roteiro museológico em Braille para que os invisuais possam também visitar o Museu da Região Flaviense, em Chaves.
Ana Cristina Teixeira Tavares, realizou o seu estágio curricular no Núcleo de Arqueologia daquele Museu, e logo sentiu motivação bastante para torná-lo acessível também a invisuais, lançando mãos ao trabalho de criar o roteiro em Braille, Relevo e Texto Ampliado. A Câmara Municipal de Chaves, por seu turno, abraçou, de imediato, a mesma causa, mandando imprimir dez exemplares que ficarão ao dispor na recepção do Museu de quem deles necessitar. Em quinze páginas, esta jovem propõe assim um percurso pelo espólio museológico, cujas peças são identificadas e devidamente descritas.
Ana Tavares pretende através deste projecto dar o primeiro passo para que o Museu se torne inclusivo, tendo em vista ainda outros projectos, como seja a realização de áudio-guias e exemplares tácteis que irão complementar o roteiro.
O seu interesse neste tema teve início no projecto de investigação que está a realizar, “A escuridão nos Museus – Acessibilidade para pessoas invisuais”, em que não se quis limitar apenas a uma abordagem teórica da matéria, mas sim deixar algo prático que ajude esta população (163.569 pessoas conforme a actualização do último censo pelo INE em 2007) com necessidades tão especiais e que conta com tão poucos recursos que lhe permita acesso à cultura.
Os trabalhos práticos e de investigação estão a ser desenvolvidos ao longo do 3.º e último ano do curso em Turismo, que funciona no Pólo de Chaves da UTAD, e decorrem no âmbito das unidades curriculares Práticas em Empresas e Instituições I e II e pretende responder à seguinte pergunta:
Quantos museus em Portugal são acessíveis a pessoas invisuais e de que forma?

12 de Março - Dia Mundial do Glaucoma

No âmbito do Dia Mundial do Glaucoma que se celebra a 12 de Março, o Hospital CUF Infante Santo alerta para as medidas essenciais de prevenção desta doença.
O glaucoma é uma doença que requer vigilância apertada e é uma das principais causas de cegueira irreversível. Luis Gouveia Andrade, médico oftalmologista do Hospital CUF infante Santo, salienta que “a causa mais comum do glaucoma é a degenerativa, relacionada com a idade, e resulta de um obstáculo na normal circulação dos fluidos que existem no interior do globo ocular. A sua crescente acumulação determina um aumento da tensão no interior do olho e consequentemente a compressão e morte das células nervosas responsáveis pela visão.”
Esta doença silenciosa felizmente é benigna, se detectada a tempo. “Existem actualmente inúmeras opções terapêuticas para a doença, sob a forma de colírios, laser ou cirurgia. O tratamento inicial recorre a colírios que reduzem a tensão ocular, uma gota por dia, e que na maioria dos casos, permitem um controlo adequado do glaucoma”, explica o médico oftalmologista.
Diagnóstico rigoroso para melhor controlo do glaucoma
O diagnóstico do glaucoma é essencialmente clínico, uma vez que cabe ao médico aferir a tensão ocular, um dos principais elementos para a detecção desta condição. O diagnóstico precoce e rigoroso é, de facto, o segredo para o controlo do glaucoma e da maioria das doenças oculares.

EXAMES 2011 - Orientações Gerais e Condições Especiais de Examede que pode usufruir um Alunocom NEE de carácter permanente

Na área da cegueira e baixa visão são alunos com deficiência visual permanente bilateral, que apresentam limitações significativas das funções visuais ou das funções das estruturas adjacentes do olho resultando, ao nível das actividades e participação, em dificuldades acentuadas, nomeadamente na comunicação (leitura e escrita), da orientação e mobilidade e da aprendizagem e aplicação de conhecimentos.
Consulte:
Orientações Ensino Básico 2011
Orientações Ensino Secundário 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Linha do Cidadão Portador de Deficiência

Caríssim@s,
Para V/ conhecimento e divulgação, informamos que a PROVEDORIA DE JUSTIÇA implementou desde 1 de Fevereiro de 2011, a Linha do Cidadão Portador de Deficiência que tem por objectivo o esclarecimentos de dúvidas e a resolução de questões apresentadas não só por pessoas portadoras de deficiência mas por todas aquelas que, de uma forma ou de outra, estão relacionadas ou pretendam estar informadas acerca deste assunto.
A Linha do Cidadão Portador de Deficiência - 800 208 462 – é gratuita e funciona em dias úteis, das 9h30 às 17h30. Continuação de boa semana. Pela Equipa Técnica dos CLAII, Elsa Antunes