terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vai ser testado tratamento para uma forma de cegueira que usa células estaminais

O primeiro tratamento com células estaminais embrionárias para uma doença que pode levar à cegueira recebeu luz verde para ser ensaiado em 12 pessoas que sofrem da distrofia macular de Stargardt. O anúncio feito pela empresa norte-americana Advanced Cell Technology.

Esta doença, que causa perda progressiva da visão, declara-se normalmente entre os dez e os 20 anos. Afecta a mácula, uma zona no centro do retina onde os raios de luz se focam para formar as imagens. Nesta área há uma grande concentração de cones, células responsáveis pela visão central — que usamos quando olhamos em frente ou fazemos alguma tarefa que necessita de uma visão sensível ao pormenor, como ler, coser ou trabalhar ao computador.

Inicialmente, a degeneração da mácula vai tornar a visão distorcida, ou desfocada, mas quem já tem a doença de Stargardt há algum tempo começa a ver uma mancha à frente do seu campo de visão, que não se move, faça ela o que fizer. A visão pode deteriorar-se até um ponto em que as pessoas afectadas podem detectar movimentos mas pouco mais.

A doença de Stargardt tem origem genética e estima-se que seja hereditária em 90 por cento dos casos.

Nas próximas semanas, a empresa espera ter também autorização da Food and Drug Administration (a agência que regula o mercado dos medicamentos e dos alimentos nos Estados Unidos) para testar esta técnica no tratamento da degeneração macular relacionada com a idade, muito mais comum do que a doença de Stargardt: afecta 30 milhões de pessoas em todo o mundo.

O ensaio do tratamento desenvolvido pela empresa, pioneira na investigação sobre células estaminais embrionárias, envolve injectar nos olhos dos doentes entre 50 mil e 200 mil células da camada pigmentada da retina. “Usando células estaminais, podemos gerar uma quantidade virtualmente sem limites destas células saudáveis. Estas são as primeiras células que morrem na doença de Stargardt e noutras formas de degeneração macular”, explica Robert Lanza, o responsável científico máxico da empresa, citado num comunicado.

“Em testes feitos em ratos vimos uma melhoria de 100 por cento na performance visual, em comparação com animais que não foram tratados, e sem reacções adversas”, garante Lanza. “Esperamos poder demonstrar a segurança do tratamento, e ver que há melhoras na visão em apenas seis meses”, disse ainda, citado pela edição on-line da revista de divulgação científica New Scientist.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

III Curso Psicomotricidade na Deficiência Visual (0-6 anos)

Conteúdos
1. Introdução
2. Abordagem histórica e enquadramento da psicomotricidade
• Modelos teóricos da psicomotricidade,
• Principais autores,
• Objectivos da psicomotricidade,
• Diagnóstico e intervenção psicomotora
3. Elementos básicos da psicomotricidade
• Tonicidade; Equilíbrio; Lateralidade; Noção do corpo; Estruturação espácio-temporal; Praxia Global; Praxia Fina
4. Desenvolvimento motor da criança com deficiência visual nos primeiros anos de vida
• Fases do desenvolvimento motor,
• Aspectos diferenciais no desenvolvimento da criança com deficiência visual
5. Observação de um estudo de caso
• Visionamento de uma filmagem,
• Aplicação de uma Checklist do desenvolvimento motor
6. Discussão final




Formadora:
Dina Madeira - Técnica de Psicomotricidade do CAIPDV


Dirigido a:
Profissionais de IP: Educadores, Psicólogos, Téc. Serviço Social, Enfermeiros, Médicos, Familiares de Crianças em IP, Professores, etc.


Local:
Sala Polivalente do IPJ
Instituto Português da Juventude - Coimbra
Rua Pedro Monteiro, 73
(Junto ao Jardim da Sereia)
3000-329 COIMBRA

Panfleto aqui

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SÁBADOS ESPECIAIS 2010-2011: Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita


Os SÁBADOS ESPECIAIS, programa de formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, estão de regresso em 2010-2011, para corresponder à constante exigência de aprofundamento da organização dos contextos educativos e dos apoios especializados que visam responder às necessidades educativas daqueles alunos que têm limitações significativas na actividade e participação, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de carácter permanente.

O primeiro SÁBADO ESPECIAL do ano tem por título

Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita: Uma perspectiva curricular

e realiza-se no dia 11 de Dezembro,

na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto


Este tema representa uma viagem pelo desenvolvimento sócio-emocional, pela comunicação, pela construção de projectos de vida, no contexto das unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita, percorrida no terreno das ideias e das práticas que sustentam o sucesso educativo deste grupo de alunos.
Trata-se de uma sessão dedicada principalmente aos docentes responsáveis pelo funcionamento destas unidades e, bem assim, aos técnicos especialistas que aí colaboram. É também valorizada a participação dos docentes responsáveis pela educação especial dos agrupamentos que têm aquelas estruturas especializadas.


Participação
As inscrições estão abertas até ao fim do dia 1 de Dezembro, limitadas a 200 participantes, que serão seleccionados com as seguintes prioridades, de acordo com a ordem de chegada:
1. Docentes de educação especial em funções nas unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita;
2. Técnicos especializados em funções nas unidades de apoio especializado e coordenadores da educação especial dos Agrupamentos de Escolas com unidades de apoio especializado;
3. Outros docentes de educação especial.

Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Sábados
Especiais – Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência – 11 de Dezembro» e os seguintes dados: 1) nomecompleto; 2) grupo de docência ou função técnica especializada; 3) agrupamento ou instituição a que está vinculado; 4)unidade(s) de apoio especializado onde exerce (nome da escola básica); 5) coordenador da EE do agrupamento comUEAM. Insira também um endereço de e-mail pessoal, para onde remeteremos mensagem de selecção no dia 2 de Dezembro.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

I Congresso «Aprender e Ensinar com TIC»

A ENDU - Energias Educativas realizará no dia 27 de Novembro de 2010, no Hotel Vila Galé (Antas - Porto), o I Congresso «Aprender e Ensinar com TIC».

Este evento contará com a presença de diversos formadores de mérito internacionalmente reconhecido e permitirá a actualização de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e será certamente um contributo para a operacionalização de um ensino cada vez com mais qualidade! O Congresso é orientado para a prática, como o título sugere e, enquanto tal, as sessões proporcionarão sugestões e modos de fazer com relevância para a sala de aula.

Assim, considerando esta iniciativa da maior importância para o pessoal docente relacionado com a intervenção especializada e para Pais/Técnicos que intervêm com crianças com necessidades especiais e dando resposta à necessidade de formação contínua específica deste público, vimos por este meio, solicitar a V. Exa. que proceda à divulgação do evento junto dos interessados.

Para informações adicionais (programa detalhado, inscrições, localização) consulte http://www.aetic2010.com/ ou ligue 253 679 155 / 963 425 487 / 968 016 599.
ENDU
Susana Araújo
Coordenadora do Evento

Calendário Ilustrado 2011


O Calendário Ilustrado 2011 vai ser lançado a 5 de Novembro com os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias, ficando em banca durante duas semanas, onde poderá ser adquirido por 2,50 €.

Este calendário contém fantásticas ilustrações de Teresa Lima, que já recebeu por duas vezes o Prémio Nacional de Ilustração (1999 e 2000).


A APCC agradece a vossa ajuda amiga.
Associação para a promoção cultural da criança | Rua dos Lagares de El-Rei, 21A – 1º Esq. | 1700-268 Lisboa
t 218 429 730 | f 218 429 739 | apcc.sede@netcabo.pt | www.apcc.org.pt

domingo, 7 de novembro de 2010

Workshop Interpretação do Desenho Infantil

O Projecto de Intervenção Precoce (PIP) de Torres Novas, em parceria com a Associação Janela Redonda (Leiria), vai organizar o Workshop "Interpretação do Desenho Infantil", que decorrerá no dia 18 de Dezembro, das 10h às 18h, na Sala de Reuniões do Jardim de Infância de S. Pedro (sito no Largo do Quinchoso n.º 6 Torres Novas).


Junto enviamos cartaz de divulgação, bem como folheto com ficha de inscrição, documentos que solicitamos que divulgue junto dos seus contactos.


O número de participantes encontra-se limitado a 30 elementos.


As inscrições, e o respectivo pagamento (15€), deverão ser enviadas para o PIP de Torres Novas.


Com os melhores cumprimentos,


A Coordenadora do PIP de Torres Novas

Luciana Tavares


Projecto de Intervenção Precoce

de Torres Novas - "Crescer para a Vida"

Jardim de Infância de S. Pedro

Largo do Quinchoso n.º 6

2350 - 728 Torres Novas

Tel./ Fax: 249 812 431

Tel.: 962 720 450

www.jardimspedro.com/ip_torresnovas

sábado, 6 de novembro de 2010

Dia Europeu das Pessoas com Deficiência 2010

«Cidadania Europeia: Benefícios reais
para as pessoas com deficiência?»



De forma a assinalar o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, efeméride que se comemora dia 3 de Dezembro, a Comissão Europeia organiza, em cooperação com o Forum Europeu de Deficiência, uma conferência anual, que decorre habitualmente na primeira semana de Dezembro.

A conferência deste ano realiza-se nos dias 2 e 3 de Dezembro, em Bruxelas, e intitula-se «Cidadania Europeia: Benefícios reais para as pessoas com deficiência?».

Esta iniciativa insere-se num esforço mais amplo, por parte da União Europeia, em promover os temas da deficiência de acordo com as directrizes delineadas pelo Forum Europeu de Deficiência e o seu plano sucessor, o Forum Europeu de Deficiência, a adoptar em Novembro de 2010.

in http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=3781

Chip promete devolver visão a pacientes cegos

Um paciente finlandês, que começou a ficar cego quando era adolescente, conseguiu, agora, aos 46 anos, voltar a ver letras, graças ao implante de um chip pioneiro

A experiência com Miikka Terho está a entusiasmar os investigadores alemães responsáveis pelo chip. O finlandês, de 46 anos, foi submetido a uma intervenção para colocar um pequeno dispositivo atrás da retina, após o que conseguiu identificar as letras que compõem o seu nome.

O chip permite aos doentes detetar objetos com os seus próprios olhos, ao contrário de outras técnicas que usam uma câmara externa.Para já, o chip foi testado em 11 pessoas: algumas não notaram qualquer diferença, mas outras puderam distinguir objetos brilhantes. Terho foi o paciente que mostrou melhores resultados: conseguiu distinguir talheres e uma caneca sobre a uma mesa, um relógio e sete cinzentos diferentes. Também conseguiu movimentar-se numa sala e aproximar-se de outras pessoas. Face a estes resultados promissores, a equipa de investigadores colocou-o perante um conjunto de letras que formavam o seu nome, embora mal escrito - "Mika", o que ele rapidamente reconheceu.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Deficientes têm serviço de mediação

A Câmara da Póvoa de Lanhoso e o Instituto Nacional de Reabilitação desencadeiam, no dia 5 de Novembro, às 10 horas, a criação do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade. A cerimónia conta com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, está marcada para o Salão Nobre dos Paços do Concelho e constitui mais uma medida integrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Os Serviços de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade são serviços instalados nas autarquias e prestam informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência e reabilitação.

Este projecto, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com as câmaras municipais, entre as quais a da Póvoa de Lanhoso, pretende assegurar um atendimento de qualidade às pessoas com deficiências ou incapacidade. Neste concelho, o serviço funciona no G abinete de Apoio ao Munícipe, no edifício dos Paços do Concelho.

Entre as tarefas já definidas contam-se as de “atender os cidadãos com deficiências ou incapacidade e respectivas famílias; prestar informação sobre os direitos, benefícios e recursos existentes; proceder ao seu correcto encaminhamento e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas”.

Desenvolver e “valorizar as parcerias locais para encontrar soluções mais eficazes para os problemas; divulgar boas práticas de atendimento do cidadão com deficiências ou incapacidade; e recolher informação que permita elaborar diagnósticos de caracterização local da situação das pessoas com deficiências ou incapacidade, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas são também objectivos” constituem outras missões anexadas a este novo serviço que o município disponibiliza.

Deficientes com subsídio e sem abono

As crianças e jovens portadores de deficiência de famílias com rendimentos mensais superiores a 628 euros também deixam de receber o abono de família já em Novembro. Mantém-se, contudo, o subsídio por deficiência, que não está indexado aos rendimentos.

O fim da atribuição do abono de família nos 4.º e 5.º escalões de rendimentos abrange também as crianças e os jovens com deficiência, confirmou o JN junto de fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

O que continuará a ser pago, e nos mesmos moldes, é o subsídio por deficiência, cujo valor é calculado em função da idade e não dos rendimentos da família.

A Portaria n.º 1113/2010, que fixa os montantes dos abonos de família a pagar já no próximo mês e que foi quinta-feira publicada em "Diário da República", mantém inalterados os subsídios por deficiência, de funeral, vitalício e por assistência a terceira pessoa.

Nas famílias com rendimentos do 1.º escalão, os bebés até aos 12 meses passam a receber, por mês, 140,76 euros e, a partir daí, 35,19 euros. No 2.º escalão, os valores são 116,74 e 29,19 euros, respectivamente, para crianças até aos 12 meses e com mais de um ano. Para o 3.º escalão, os montantes são 92,29 e 26,54 euros.

Os montantes do abono de família pré-natal e a majoração do abono para famílias numerosas também são actualizados pela portaria ontem publicada e que entra em vigor segunda-feira. A majoração para famílias monoparentais mantém-se em 20% sobre o valor do abono de família ou do abono pré-natal.

A eliminação do abono para os 4.º e 5.º escalões - onde se incluem as famílias que aufiram um rendimento mensal bruto 1,5 superior ao indexante para os apoios sociais (628,83 euros/mês) - deverá afectar mais de 380 mil beneficiários.

A decisão foi fixada pelo Decreto-Lei n.º 116/2010, de 22 de Outubro, que também aboliu a majoração de 25% que cerca de um milhão de agregados familiares mais carenciados (1.º e 2º escalões) recebia há dois anos. Os cortes foram decididos pelo Governo no âmbito das medidas de austeridade.

Implante ocular ajuda cegos a ver

Cientistas desenvolveram um implante ocular que, nas experiências realizadas, permitiu a três cegos identificarem formas e objectos. Este dispositivo pode tornar-se comum no tratamento de vários tipos de cegueira. Veja os vídeos.

O aparelho ocular, desenvolvido por um grupo de cientistas alemães, foi avaliado por peritos que acreditam que poderá mudar a vida a cerca de 200 mil pessoas em todo o mundo que sofrem de cegueira causada por uma doença degenerativa da retina chamada Retinitis Pigmentosa.



O dispositivo ocular é colocado por baixo da retina e funciona como os receptores de luz que se perdem com a doença. Depois de detectar a luz, o implante usa o processador natural de luz do olho para estabelecer uma imagem visual estável.

Eberhart Zrenner, director do Instituto de Oftalmologia da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, e director de uma empresa chamada Retinal Implant AG, que é responsável por produzir os implantes, afirmou que os resultados das experiências foram "a prova de um conceito" e que o passo seguinte será alargar as experiências entre 25 a 50 pacientes na Europa.

"Provámos que é possível fazer com que as pessoas tenham visão suficiente para o dia-a-dia", declarou ainda Zrenner.

De acordo com o estudo publicado na revista científica "Proceedings of the Royal Society", um paciente cego com o implante na retina foi capaz de identificar e descobrir objectos colocados em cima de uma mesa e de andar livremente num quarto, sem qualquer ajuda.



O paciente conseguiu, inclusive, ver as horas num relógio e diferenciar sete escalas de cinzento, disseram os investigadores. Os testes foram iniciados sete a nove dias depois de o implante ter sido colocado.

O dispositivo ocular é um pequeno objecto de 3 milímetros quadrados e de um décimo de milímetro de espessura que se coloca dentro do olho e é composto por 1500 sensores microscópicos de luz ligados a amplificadores e eléctrodos.

Segundo Zrenner, os testes ao implante estarão completos dentro de dois a três anos e, se tiverem sucesso, o aparelho pode começar a ser comercializado dentro de cinco anos, estando disponível para milhares de pacientes.

Ver mais

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Portugal importa reabilitação neurológica de Cuba


É o primeiro braço mundial do Centro Internacional de Reabilitação Neurológica (CIREN) e vai instalar-se em Portugal. Um protocolo de transferência tecnológica entre o centro cubano e a Fundação Padre António Vieira vai trazer para o país as técnicas ali aplicadas. A iniciativa tem como epicentro o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), que a partir de Julho de 2011 começará a receber os primeiros doentes em ambulatório, nas instalações na Póvoa de Lanhoso, e num novo hospital-escola de 30 milhões de euros a inaugurar em Valongo.

Em causa estão tratamentos para doentes com paralisia, deformações congénitas como síndrome de Down ou doenças neurodegenerativas como Parkinson. Pedro Paraíso, administrador do ISAVE, explicou ao i que a grande diferença da metodologia aplicada em Cuba é a intensidade e a multidisciplinaridade do acompanhamento: o plano de tratamento é personalizado e envolve uma equipa de nove técnicos - um neurologista e um fisiatra, entre terapeutas da fala, terapia ocupacional ou cultura desportiva - em ciclos de 28 dias. A importação das técnicas, diz, vai demorar os próximos cinco anos, sendo o objectivo formar de raiz especialistas portugueses para acompanharem em casa os 300 doentes que recorrem a Havana, mas também doentes de outros países europeus.

Dia 15 de Novembro partem para Cuba dez técnicos do ISAVE para um mês de formação. Em Janeiro arranca a formação em Portugal, explicou o responsável. A ideia é virem para o país cinco técnicos cubanos para períodos de formação de três a seis meses, até 2016. Em Havana, cada quatro semanas de tratamento têm um custo base de 20 mil euros. Pedro Paraíso não adiantou os preços que serão praticados em Portugal.

Os familiares de doentes ouvidos pelo i falam de discriminação na comunidade médica em relação à abordagem cubana e garantem que os resultados são visíveis. Pedro Paraíso, que regressou esta semana de Cuba, dá um exemplo: conheceu uma doente portuguesa paralisada num acidente de automóvel há quatro anos e que num programa de tratamento de três meses voltou a falar e a andar.

Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, é peremptório: "É preciso a maior prudência em relação a estas iniciativas", diz, acrescentando que alguns tratamentos podem ser embustes. Rui Costa, especialista em neurociências da Fundação Champalimaud, é menos pessimista. "É óbvio que é preciso haver mais investigação na área, mas muitas técnicas de fisioterapia começam a ser aplicadas antes de se conhecerem os seus efeitos exactos." Sobre a técnica cubana, o especialista confirma que em alguns doentes os resultados superaram o acompanhamento tradicional, mas a grande dificuldade é garantir que funcione para todos. "É sempre bom testar novas metodologias, desde que se respeite o potencial de risco."