segunda-feira, 31 de maio de 2010

8º Sábado Especial - A Pragmática dos Sentidos na Comunicação

O Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN continua a desenvolver o programa de formação ‘Sábados Especiais’ e convida à participação e à reflexão todos os que se envolvem na Educação Especial.

O 8º Sábado Especial, tem por título A Pragmática dos Sentidos na Comunicação Surdocegueira e multideficiência e realiza-se no dia 12 de Junho de 2010, no Auditório do Conservatório de Música do Porto

Horário
10:00 às 13.00 e 14:30 às 16:30


Participação
As inscrições estão abertas até ao dia 6 de Junho, limitadas a 230 participantes, de acordo com as seguintes prioridades:
1. Docentes de educação especial das unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita;
2. Outros docentes da educação especial; terapeutas da fala, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dos agrupamentos de referência para a contratação de técnicos especializados
3. Outros docentes; técnicos dos Centros de Recursos para a inclusão
Em caso de número elevado de inscrições, poderá ainda ser aplicado um critério de selecção que favoreça a representação do maior número de agrupamentos de escolas.

Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Inscrição Sábados Especiais – A Pragmática dos Sentidos na Comunicação – 12 de Junho» e os seguintes dados: nome completo, e-mail pessoal, Agrupamento ou Escola, funções e nível de ensino onde exerce. Receberá no seu e-mail uma mensagem de confirmação no dia 7 de Junho.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Associação de Docentes Educação Especial Pin-ANDEE "conversas com quem faz"

É já no próximo Sábado!
O encontro está marcado na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, entre as 10h e as 13h.

Vamos ter oportunidade de divulgar práticas, trocar opiniões, partilhar saberes e dúvidas.

Junte-se a nós,
falando com quem faz…

Vejam como no site http://proinclusao.com.sapo.pt/

terça-feira, 25 de maio de 2010

Transição da Escola para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais


Fórum INR, I.P.: Transição da Escola para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais


Local: Auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, Lisboa


Data: 27 de Maio de 2010


Hora: das 15h00 às 17h30


Este Fórum terá como dinamizador o Dr.g Francisco José Pires Alves do Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins de Monção, com investigação actualizada nesta matéria. A entrada é livre e terá serviço de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.


Contactos:
Dr. Adalberto Fernandes
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.


Avenida Conde de Valbom, nº 63 1069-178 Lisboa


Tel: 21 792 95 00


Fax: 21 792 95 96


E-mail: inr@seg-social.pt


Sítio web: http://www.inr.pt/content/1/1121/forum-inr-ip

Prótese ocular sintética está a chegar

Para muitos pacientes que ficaram invisuais após um acidente ou doença, um transplante de córnea poderia restaurar-lhes a visão. Cada ano, 40 mil pessoas na Europa – só na Alemanha são uns sete mil – aguardam a oportunidade de poder ver de novo, graças a doadores de córnea, mas os doadores são raros.
Joachim Storsberg, do Instituto Fraunhofer for Applied Polymer Research IAP (Alemanha) desenvolveu um material e um processo de produção para córneas de plástico – o que pode ajudar alguns doentes incapazes de tolerar algumas córneas de doadores devido a doenças específicas. Devido ao seu trabalho, o investigador foi recentemente galardoado com o prémio 2010 Joseph von Fraunhofer Prize.
A córnea artificial de escala em miniatura tem de atender a determinadas especificações quase contraditórias: por um lado, o material deve crescer firmemente com as células do tecido circundante, por outro lado, as células não devem estabelecer-se na região óptica da córnea artificial – isto é, no centro – já que acabaria por prejudicar gravemente a visão.
O lado externo do implante deve ser capaz de humedecer com o fluído da lacrimal – para que a pálpebra possa deslizar, sem fricção –; caso contrário, ficará enevoado no lado de dentro e, por conseguinte, o paciente precisaria de uma nova prótese. Storsberg encontrou a solução para este problema com o seu polímero hidrofóbico. Este material já fora usado durante algum tempo em oftalmologia, por exemplo, para lentes intra-oculares. Para satisfazer as características necessárias, o polímero teve de passar por complexas etapas de desenvolvimento. O material foi completamente modificado a nível químico, e, posteriormente, testado para aprovação pública.
Projecto europeu
A fim de alcançar as características desejadas, o implante foi revestido com vários polímeros especiais e com uma proteína que dispõe de um factor de crescimento. As células naturais envolventes têm a capacidade de detectar essa propriedade, propagando-se e preenchendo a superfície da córnea, até esta alcançar a estabilidade.
A prótese ocular, desenvolvida por médicos e fabricantes do projecto europeu «Córnea Artificial» precisou de três anos de investigação interdisciplinar. A primeira etapa foi enviar o implante para Karin Kobuch, da Universidade de Regensburg e para o centro médico da Universidade Técnica de Munique.
A especialista examinou as córneas artificiais em olhos de suínos dissecados e as culturas de células especializadas. Outra equipa, do Centro Universitário de Oftalmologia em Halle (Saale), testou os modelos mais complexos em coelhos. O desenho foi, entretanto, redefinido: as ópticas ficaram menores, e o implante táctil ampliado, a fim de manter uma construção mais estável. Em 2009, a prótese já estava a ser usada com sucesso; agora, espera-se que os implantes cheguem daqui por uns meses.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seminário Ibérico - "Os Percursos do Aluno em Educação Especial - o ser criança, jovem e adulto"


Numa iniciativa do Agrupamento de Escolas Oeste da Colina e da Escola Secundária de Carlos Amarante, vai ter lugar, na semana de 31 de Maio a 4 de Junho do corrente ano, um conjunto de encontros temáticos sobre as pessoas com deficiência, cujo programa e respectiva informação adicional sobre este evento se encontram disponíveis no blog - caminhopartilhado.blogspot.com.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FPCE.UP - estão abertas as inscrições para o Curso de Formação: CIF-CJ

O Serviço para a Educação Contínua da FPCE.UP informa os/as interessados/as que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação: Classificação International da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: versão para crianças e jovens (CIF-CJ); aplicação em contextos educativos(Curso de 27 Horas – 04/06/2010 a 17/07/2010), tendo como Responsável Científica a Professora Doutora Ana Isabel Pinto e como Formadoras: Mestre Catarina Grande e Dra. Helena Magalhães do Rosário.

Os conteúdos programáticos que irão ser abordados nas sessões:
Aspectos conceptuais na abordagem científica da educação especial.
1.1 Modelos do desenvolvimento: Conceitos da perspectiva ecológica e dos modelo transaccional – Contributo de características da criança e do contexto.
1.2 Modelos conceptuais da abordagem à deficiência/incapacidade na infância.
1.2.1 Modelo médico
1.2.2 Modelos dos grupos minoritários – Patologia Social;
1.2.3 Modelo Bio-Psico-Social;
Definição de conceitos para identificação e classificação da incapacidade em crianças e jovens;Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Versão para Crianças e Jovens (CIF – CJ);
3.1 Objectivos
3.2 Estrutura
3.3 Contextos de aplicação;
A CIF-CJ no contexto da educação inclusiva da intervenção precoce;A Implementação da CIF - CJ;
Apresentação e discussão de estudos de caso.

Para informações mais detalhadas, propina e inscrições desta acção, consulte o nosso site em www.fpce.up.pt/sec.

SEC - Serviço para a Educação Contínua Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto e-mail: educacaocontinua@fpce.up.ptTelefone: 226 061 890 / Fax: 226 079 725site: http://www.fpce.up.pt/sec

quarta-feira, 19 de maio de 2010

InfoCEDI n.º 25 - Crianças com Perturbações do Autismo e Síndrome de Asperger.

Já está disponivél o InfoCEDI n.º 25, subordinado ao tema Crianças com Perturbações do Autismo e Síndrome de Asperger.
Podem aceder aos números anteriores das nossas publicações o site, www.iacrianca.pt.
Também pode consultar o blogue Crianças a Torto e Direitos, http://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/


Instituto de Apoio à Criança
Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança
Lg. da Memória, 14
1349-045 Lisboa
Tel. 213617884
Fax. 213617889
e-mail: iaccdi@netcabo.pt
site: www.iacrianca.pt
blogue: http://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/

terça-feira, 18 de maio de 2010

Workshop " A Deficiência Visual e as Tecnologias de Apoio "

O Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Mirandela vai realizar um Workshop " A Deficiência Visual e as Tecnologias de Apoio " , no dia 02/06/2010 das 14.30h às 17.30h em colaboração com a ATARAXIA, no Auditório Municipal de Mirandela.

FICHA DE INSCRIÇÃO

WORKSHOP

“A Deficiência Visual e as Tecnologias de Apoio” – 02/06/2010


Nome: ________________________________________________________
Morada: _______________________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Local de Trabalho: ________________________________________________
Contactos
Telefone: _____________________ Telemóvel: ____________________
E-mail: ________________________________________________________
Data de Inscrição: ____ / ____ / ____

Nota:
As inscrições terão que ser feitas até ao dia 31/05/2010 e enviadas por E-mail ou entregues directamente no CRTIC Mirandela.
A selecção far-se-á por ordem de chegada das respectivas inscrições.
Os candidatos, cujas inscrições não forem aceites serão informados até ao dia 01/06/2010.

Escola EB1 / JI Carvalhais – Localização do CRTIC – Telefone: 278257059 – E-mail: crticmirandela@gmail.com

sábado, 8 de maio de 2010

rastreio gratuito - Terapia da fala


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, a Unidade de Linguagem do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto encontra-se a promover um serviço gratuito à comunidade através de rastreios de terapia da fala, realizados por técnicos especializados na área.
Este programa de rastreio gratuito tem como objectivo detectar patologias relacionadas com a comunicação humana e, ainda, consciencializar a população para as mais prevalecentes e prejudiciais, muitas vezes desconhecidas e não sinalizadas, como é o caso das Perturbações da Fala, Perturbações da Linguagem, Perturbações da Voz e Perturbações da Motricidade Oro-Facial.
Este rastreio destina-se à população em geral, incluindo crianças e adultos, e será realizado às terças-feiras, desde o dia 27 de Abril a 25 de Maio de 2010, nas instalações do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto, sendo necessária marcação prévia via telefone ou telemóvel (222 019 839 / 916 101 907). As marcações deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, entre as 15h e as 18h.

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe


Uma mãe é capaz de dar tudo sem receber nada.
De amar com todo o seu coração sem esperar nada em troca.
De investir tudo num projecto sem medir a rentabilidade que lhe trará de volta.
Obrigada por ser minha mãe!
Clara