sábado, 30 de janeiro de 2010

Despacho n.º 2027/2010, de 29 de Janeiro

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., emitiu o Despacho n.º 2027/2010, de 29 de Janeiro, que define os procedimentos das entidades prescritoras e financiadoras de ajudas técnicas/produtos de apoio.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Criança surda e cega sem apoio na escola

DREN diz que técnicas no Porto devem ir dar formação às que acompanham o menino.
A mãe de um menino de oito anos, que sofre de surdocegueira, queixa-se de que o filho não está a ser acompanhado com medidas educacionais especiais, adequadas às crianças que não vêem nem ouvem.
Pedro está a ser acompanhado num centro de multideficiência da vila duriense de Cinfães, onde as técnicas não têm formação específica para tratar de um aluno com as deficiências do jovem.
"Quando vivia em Saragoça, Espanha, o meu filho estava acompanhado por uma professora especializada em surdocegueira. Também tínhamos o apoio de uma associação de pais especializada nessa doença. Em Portugal, julgo que apenas existe um centro em Lisboa e no Porto. No interior do País não há nada", explicou Clara Pereira, de 31 anos, ao Correio da Manhã.
Com o marido à beira de ficar no desemprego em Espanha, esta família regressou, há dois anos, à terra natal, em Cinfães. Desde então, Clara Pereira escreve todos os anos para a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). "No centro de Cinfães tentam fazer o máximo, mas a verdade é que Pedro está a regredir, enquanto, em Espanha, aprendeu a comunicar em língua gestual", assegura Clara Pereira.
Contactada ontem pelo Correio da Manhã, fonte oficial da DREN explicou que "existem técnicas especializadas numa escola da cidade do Porto, onde estudam dois alunos com surdocegueira, que deverão fazer deslocações a Cinfães para dar indicações às técnicas do Centro de multideficiência local, no sentido de ajudar no acompanhamento deste aluno".
16 MIL ALUNOS FICAM DE FORA
As mudanças implementadas pelo anterior Governo levaram a que no último ano e meio cerca de 16 mil alunos tenham ficado afastados da educação especial, de acordo com o documento ‘Escola Inclusiva’, revelado este mês pelo Ministério da Educação. Em Junho de 2008, eram quase 50 mil e, em 2009, cerca de 34 mil. A explicação estará no facto de a sinalização dos alunos ter passado a ser feita com base na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), o que terá deixado muitos de fora.
PORMENORES
DISLÉXICOS
A sinalização de deficiências com recurso à Classificação Internacional de Funcionalidade tem deixado de fora os alunos com dislexia.
ESCOLAS PÚBLICAS
Segundo o Ministério da Educação, em 2009 havia 2115 alunos apoiados em unidades especializadas em escolas públicas de ensino regular.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Já em escolas de Educação Especial havia 2392 alunos em 2009, segundo o Governo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encontro - características e especificidades da baixa visão

A DREL através da Equipa Multidisciplinar para a Inclusão e Sucesso Educativo, propõe-se realizar um encontro sobre as características e especificidades da baixa visão, que complemente as Acções já realizadas sobre Ajudas Técnicas para Alunos com Deficiência Visual para os Docentes em funções nos CRTIC da DRELVT .
O encontro será na Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Praça de Alvalade nº 12, Lisboa, no dia 28 de Janeiro, das 15 às 19 horas
Dinamizado pela Dr.ª Conceição Neves, Chefe da Consulta de Subvisão do hospital de Santa Maria, Lisboa, e a Dr.ª Dulce Bonifácio, Docente de Ensino Especial em funções na mesma consulta.

Congresso Internacional: Intervenções Integrais.


O ABA - Centro de Terapias Comportamentais irá promover nos dia 6 e 7 de Março de 2010, no auditório do Glaxo SmithKline em Miraflores, o Congresso Internacional: Intervenções Integrais - Modelo Biomédico, Educacional e Comportamental .

Como objectivo de apresentar intervenções para indivíduos com perturbações de desenvolvimento, tal como: autismo, défice de atenção e hiperactividade, ...
Para divulgar cada área foram convidados especialistas de renome internacional e terá tradução simultânea.



Local: auditório do Glaxo SmithKline – R. Dr. António Loureiro Borges, nº3 Arquiparque – Miraflores 1495-131 Algés
Informações e inscrições: www.centroaba.com http://www.greatplainslaboratory.com/
e-mail: geral@centroaba.com wcastillo@gpl4u.com
Telef: +351 214 839 313


Inscrição: 80€

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

II Seminário do GTAEDES - Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior



O GTAEDES organiza, no próximo dia 21 de Janeiro, quinta-feira, o II Seminário: “As Acessibilidades e os Desafios para a Promoção do Ensino Superior Inclusivo”, com o qual se pretende dar continuidade ao intercâmbio e difusão de informação sobre o amplo tema da inclusão dos estudantes com deficiência ou necessidades especiais no Ensino Superior.

O Seminário será no Anfiteatro B1, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga.

Neste II Seminário privilegia-se o tema das acessibilidades, nas suas várias vertentes, e os desafios que se levantam quando o objectivo é promover a inclusão.
Constitui-se como oportunidade de partilha e de debate, quer para técnicos, professores e estudantes do Ensino Superior, quer para os potenciais candidatos a este nível de ensino, para os seus pais, professores e outros profissionais que lidam de perto com o tema em foco.
Este evento marca ainda um momento importante no trabalho desenvolvido pelo GTAEDES: a assinatura de um acordo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) GTAEDES - Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino SuperiorO GTAEDES foi formalizado em Julho de 2004 e conta com a participação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Porto, da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa (Reitoria, FCUL e FLUL), da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade de Évora e da Universidade dos Açores, bem como, de um representante da DGES e da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, e como observadores, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria. O Instituto Nacional para a Reabilitação tem vindo a participar igualmente como membro observador, sendo que o II Seminário do GTAEDES assinala um momento importante da colaboração com o GTAEDES, formalizada pela assinatura de um acordo para potencializar projectos em parceria.

O GTAEDES tem como objectivos, entre outros, a partilha de experiências profissionais e difusão de informações inter-serviços relevantes para a melhoria do seu funcionamento; a definição de orientações que estabeleçam uma política de acção comum, bem como o desenvolvimento de normas para os serviços que apoiam estudantes com deficiência, com vista ao desenvolvimento, valorização, reconhecimento, consolidação e reforço da qualidade dos serviços prestados.
mais informações em: http://gtaedes.fl.ul.pt/

contactos
Universidade do Minho Gabinete de Apoio ao Estudante com DeficiênciaTelef.: 253 60 41 17E-mail: gaed@reitoria.uminho.pt


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DEFICIÊNCIAS - Mário Quintana



'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.


'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui .


'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.


'Surdo' é aquela que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.


'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.


'Paralítico' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
'Diabético' é quem não consegue ser doce.


'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

A amizade é um amor que nunca morre.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

3º Sábados Especiais- Histórias multissensoriais, histórias com sentidos dentro


Os próximos Sábados Especiais são dedicados ao domínio da multideficiência, sob o tema «Histórias Multissensoriais», nas seguintes datas e locais:
23 de Janeiro - Escola Básica do Viso, Porto
6 de Fevereiro - Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
Horário 10:00 às 13.00 e 14:30 às 16:30


A Formação
Como se empreende um projecto de histórias multissensoriais? Serão as histórias multissensoriais estratégias inovadoras para se contar histórias a pessoas com défices cognitivos e baixa compreensão da língua materna? De que forma as histórias enriquecidas de aspectos multissensoriais se podem mostrar pólo de novas aquisições na procura de dar forma às palavras através dos sentidos? O que facilita o trabalho com cada história multissensorial e como esta se constitui ela como aglutinadora e promotora de diferentes inteligências, numa multiplicidade de experiências sensoriais enriquecidas pela língua materna e jogadas ao sabor das palavras?
«Histórias Multissensoriais, histórias com sentidos dentro» apresenta uma metodologia assente no enriquecimento das histórias através de estímulos sensoriais (sons, imagens/cores, odores, objectos), envoltas numa relação potenciadora de novas aquisições. Esta acção visa uma disseminação mais consistente da metodologia das histórias multissensoriais (HM) junto de docentes e técnicos interessados na magia das histórias como meio de educar pela arte. A partilha do Guião, instrumento que estrutura esta formação, possibilita o trabalho com esta metodologia e pretende facilitar a existência de novas experiências nesta área.


A Formadora
Docente especializada em exercício na APPACDM de Vila Real – Sabrosa, Paula Proença desenvolve investigação na metodologia das HM e criou um «Guia para Docentes», para a realização de projectos de HM, na UTAD, onde finaliza tese de mestrado sob o mesmo tema. Promoveu acções de sensibilização para as HM em Portugal e Espanha, participou em colóquios e dinamizou módulos de formação, como este, e pertence à equipa de instalação da primeira biblioteca acessível na APPACDM, constituída com base no trabalho com HM.


Participação
As inscrições estão abertas até dia 18 de Janeiro, limitadas a 30 participantes em cada local, de acordo com as seguintes prioridades:
Docentes das unidades de apoio especializado para a multideficiência e surdocegueira congénita;
Docentes do grupo de recrutamento 910, em exercício em jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo;
Educadores de infância, docentes do 1º ciclo, docentes de língua portuguesa
Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto«Inscrição Sábados Especiais – Histórias Multissensoriais – Porto, 23 de Janeiro» ou
«Inscrição Sábados Especiais – Histórias Multissensoriais – Vila Real, 6 de Fevereiro»
e os seguintes dados: nome completo, escola, funções e nível de ensino onde exerce. Receberá uma mensagem de confirmação no dia 19 de Janeiro.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Para ver até ao fim...so digo isto !

Por vezes recebemos e-mail´s que nos tocam. Este foi sem dúvida!!!!
É uma emocionante e bonita história de amor pelo irmão e pela família! Na minha opinião cada palavras cantada com o verdadeiro significado. Um homem sincero que fez uma actuação muito emotiva.
Para assistir!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Colóquio : As Escolas de Referência - Uma Solução Para os Alunos com Deficiência Visual?...


O colóquio "As Escolas de Referência - Uma Solução Para os Alunos com Deficiência Visual?" vai realizar-se em Lisboa, no dia 30 de Janeiro de 2010 no Centro Ismailli

Programa

9h00 Abertura do Secretariado
9h30 Sessão de Abertura
Carlos Lopes, Presidente da Direcção Nacional da ACAPO
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular – DGIDC (*)
Alexandra Pimenta, Directora do Instituto Nacional Para a Reabilitação
10h45 1º Painel: O Aluno com Deficiência Visual e a Escola - O que se alterou desde Janeiro de 2008 (DL n.º3/2008)?
Moderadora: Leonor Moniz Pereira, Professora Catedrática - Faculdade Motricidade Humana
Filomena Pereira, Directora de Serviços da DGIDC
António Lopes, Direcção Regional de Educação do Centro
Serafim Queirós, Direcção Regional de Educação do Norte
Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (*)
14h00 2º Painel Debate - O que ainda está por consolidar… desde Janeiro de 2008 (DL n.º 3/2008)
Moderadora: Andreia Brito, Jornalista - Antena 1
Graça Neves, Professora de Educação Especial
Graça Pegado, Professora de Educação Especial
Albino Almeida, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais
Inês Gonçalves, Representante da Comissão Nacional de Jovens da ACAPO Cátia Baptista, Aluna em Escola de Referência para o Ensino de Alunos Cegos e com Baixa Visão (11.º ano)
15h30 Debate
16h00 Conclusões
Fernando Matos, Representante da Comissão de Educação da ACAPO
16:30 Sessão de encerramento
Fernando Matos, Representante da Comissão de Educação da ACAPO
Amirali Bhanji, Presidente do Conselho Nacional da Comunidade Muçulmana Ismaili
Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação*
(*) por confirmar



Mais informações atarvés do e-mail: susanavenancio@acapo.pt

Workshop prático de inclusão-inscrição

Estão a decorrer as inscrições online (até 22 de Janeiro) para o "Workshop prático de inclusão e acessibilidade" a realizar no dia 27 de Janeiro (4ª feira , das 14 às 18) na Escola EB2,3 Ferreira de Almeida Sª Mª da Feira (Cavaco).

ORGANIZAÇÃO CONJUNTA CRTIC de Santa Maria da Feira e Centro de Formação Local CRTIC de Santa Maria da Feira
EB2/3 Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira de Almeida
Rua Prémio Nobel da Paz D. Ximenes Belo 1996
4520-420 Santa Maria da Feira
Data do Workshop: 27/01/2010
Horário: 14:00h—18:00h
Duração: 4 horas
Preço: 25€ / pessoa
(convertido em crédito de 25€ na compra de software Imagina no prazo de 30 dias após data do workshop)
INSCRIÇÕES LIMITADAS
http://formacao.cnotinfor.pt
Preencha o formulário de inscrição e envie o comprovativo do pagamento para oficinas@cnotinfor.pt
Formas de pagamento
Numerário Cheque (passado à ordem de CNOTINFOR)
Transferência bancária (0032 0334 00203254868 77)
Obs: Gostava mesmo de ir mas tenho aulas nesse horário! :(

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hoje é Dia Mundial do Braille!


Hoje é Dia Mundial do Braille! Sem dúvida um dia muito importante para todos os cegos! O Braille é uma fabulosa ferramenta ao serviço de quem é portador de deficiência visual. Não é necessário enaltecer a sua utilidade, de tão evidente que é!

O Dia Mundial do Braille, é uma efeméride que pretende, chamar a atenção para os problemas dos cidadãos invisuais e da responsabilidade que a todos nos envolve nesta problemática, de modo próprio na construção de um mundo onde seja possível, cada vez mais e em cada dia, a sua integração e um não pleno à discriminação, dentro do princípio que foi campanha no ano prestes a findar «Igualdade de oportunidade para todos».

O Braille, veio permitir um vasto número de actividades aos invisuais, de modo próprio a leitura, a integração profissional, a música, etc, foi inventado por Louis Braille, que faleceu em Paris aos 43 anos de idade, em 1852 e que cegara aos 3 anos. Professor toda a sua curta vida, compositor e um verdadeiro génio compôs livros para facilitar o ensino e elaborou com Foucault, um novo alfabeto para cegos, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, modificando preponderantemente a educação dos mesmos.

Artigo, publicado hoje, no Jornal Público acerca da informação oficial que ainda não está acessivel aos cegos. Ler artigo

A propósito do Dia Internacional do Braille, volto a postar para todos os que gostavam de aprender Braille, o curso Braille virtual. OBraille Virtual que é um curso on-line aberto, público e gratuito, destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem.Este curso é orientado especialmente a pais, crianças, professores, ...para todos os que queiram aprender. Para aceder ao curso

Porque o saber não cupa lugar, em baixo coloquei um link para ter acesso à página da ataraxia, empresa de equipamentos variados para pessoas cegas.
informações sobre equipamentos

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Vídeo sobre a aprendizagem para Deficientes Visuais

Após pesquisa na net encontrei este vídeo, muito interessante, no blog Incluso.
O vídeo demonstra uma tecnologia que ajuda os estudantes com deficiência visual.