quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Despacho n.º 27731/2009 - regras de financiamento das ajudas técnicas/produtos de apoio às pessoas com deficiência

O Despacho n.º 27731/2009, hoje publicado, vem estabelecer as regras de financiamento das ajudas técnicas/produtos de apoio às pessoas com deficiência, durante o ano de 2009.
A Lei n.º 38/2004, de 18 de Agosto, que define as bases gerais do regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência, dispõe que compete ao Estado o fornecimento, adaptação, manutenção ou renovação dos meios de compensação que forem adequados com vista a uma maior autonomia e adequada integração por parte daquelas pessoas.
É em cumprimento deste dever que se torna necessário assegurar a prescrição e o financiamento das ajudas técnicas/produtos de apoio às pessoas com deficiência, por forma a facilitar a sua reabilitação médico-funcional e participação a nível social e profissional, através de um sistema supletivo que visa complementar as verbas disponíveis para o efeito dos sistemas sectoriais da saúde, formação profissional, emprego e segurança social, permitindo -se, assim, contribuir para uma melhoria da sua qualidade de vida.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Teclado em Braille

O Laboratório de Acessibilidade do Yahoo! apresentou, na semana passada, a sua versão de um teclado em braille, o alfabeto utilizado por cegos.
Victor Tsaran, codirector do laboratório, disse que programadores e desenvolvedores estão a trabalhar no aperfeiçoamento de softwares e hardwares como leitores de ecrã, teclados em braille, mouses, joysticks e outros dispositivos para melhorar a usabilidade de aparelhos de tecnologia por parte de pessoas com deficiência visual.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ciclo de sábados "Falando com quem faz..."

A Pró-Inclusão vai realizar um sábado por mês, das 10 às 13 horas, vai haver oportunidade de divulgar práticas, trocar opiniões, partilhar saberes e dúvidas.

Programa
30/01/2010 “Utilizando a CIF”Dinamizador:Francisco Ramos Leitão
20/02/2010 “Processo de identificação das NEE”Dinamizador:Ana Paula Joaquim
20/03/2010 “Unidade de Ensino Estruturado – Autismo”Dinamizador:Paula Alves
17/04/2010 “Unidade de Multideficiência”Dinamizador:Isabel Lopes e Fernanda Godinho
22/05/2010 “Respostas Diferenciadas no âmbito dos PIT: uma experiência"Dinamizador: Jorge Humberto
19/06/2010 “Transição para a vida activa – Desenvolvimento de Experiências Sócio-Ocupacionais“Dinamizador: Ana Rosa Trindade
25/09/2010 “A utilização das TIC nas NEE” Dinamizador:Henrique Santos
30/10/2010 “Clube de pais” "Formação Parental”Dinamizador: Isabel Lopes, Alexandra Severiano e Isilda Louro
Preço:
Associados: gratuito
Não associados: 7,50€
Pagamento por transferência bancária: NIB 003601069910004232974
Para participar:
Enviar o comprovativo de pagamento para proandee@gmail.com
Telem. 927138331
Local: Quinta da Arreinela de Cima, Almada (Instituto Piaget)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Pois é, estamos mesmo quase a chegar ao Natal!



Assim, deixo-vos alguns trabalhos natalícios realizados nas horas de apoio. Ficamos todos muito contentes com o resultado!





Cá está o cartaz de Natal feito reciclando as cápsulas de café. Fico muito giro, em cima diz Feliz Natal em Braille com a respectiva legenda em frente. Este trabalho foi feito por um aluno cego com a minha orientação e da Prof. de EV e pode ser apreciado na recepção da nossa escola! Adorei o resultado!




Também fizemos uns postais de Natal para o concurso de postais de Natal.



O Zé ganhou o 1º prémio com o seu postal em Inglês! :)




Postal feito para Português.A árvore foi feita com palavras escritas, em Braille, relacionadas com o Natal (paz, amor, harmonia, solidariedade, ...) e o tronco são várias célula Braille em papel castanho.




O postal de Francês tem uma árvore feita com as cápsulas do café e diz Joyeux Noel et Bonne Année, em Braille.



Desejo um Bom Natal e um próspero ano novo a todos com votos de um Natal recheado com muito amor.



Uma música que gosto muito! Mónica, bora lá dançar um Jive?!!!!! :)


Bjs :)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Programa Salvador - RTP1



O programa Salvador é um formato criado pela Mandala, com treze episódios, à segunda-feira na RTP1 às 21:15.
São 20 minutos de experiências únicas, onde os convidados são surpreendidos com a realização de um sonho e, ao mesmo tempo, os desafio a superar os seus limites.
Os convidados, são pessoas iguais a tantas outras, mas que marcam a diferença pela mensagem positiva que transmitem.
Para mim é muito mais do que um programa de televisão é a confirmação de que a força de vontade e a persistência abrem novos caminhos e nos inspiram sempre a ir mais longe.

Mais informações clica aqui!
Vale a pena assistir!
Bjs

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LIVRO: TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA: JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS / GUIA DE APOIO PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA


Francisco José Pires Alves, docentes da Educação Especia lna Escola EB 2,3 de Monção, publicou, na livraria BUBOK, um livro com o título de: TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA: JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS / GUIA DE APOIO PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA.

Sinopse
Este livro foi desenvolvido para prestar informações ao pessoal docente e não docente, técnicos especializados, no âmbito da Educação Especial, outros membros da comunidade escolar, incluindo serviços para jovens e adultos sobre as melhores práticas e sobre os factores-chave que apoiam a planificação e a transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais.
Mais informações

sábado, 12 de dezembro de 2009

Aula de Orientação e Mobilidade

Várias são as pessoas que me perguntam "o que deve e o que não deve fazer para ajudar um cego?".
Após pesquisa na internet encontrei esta entrevista transmitida na rádio "TSF" sobre Orientação e mobilidade.
Com esta entrevista ficamos a perceber melhor como se movimentam os cegos, qual a importância da bengala e quais os métodos utilizados pelos cegos para a sua mobilidade e orientação.
Vale a pena ouvir! Ouvir a entrevista

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boas práticas: Navegação assistida para cegos no Metro do Porto


Navegação assistida para cegos no Metro do Porto
Apesar de conhecer pessoas cegas que utilizam o Metro do Porto todos os dias, fiquei muito feliz com esta novidade!
Boas práticas são sempre bem-vindas! http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=3565&intSelectedMenu=4
Bjs e bom fim-de-semana!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como os cegos reconhecem o dinheiro?



Em qualquer lugar do mundo é possível reconhecer o valor do dinheiro. Seja na Índia, na China ou nos Estados Unidos, e nem é preciso saber a língua, nem mesmo de ser alfabetizado. Só há uma excepção para esta regra: os deficientes visuais.
Como contam dinheiro?
No caso do Euro, cada moeda tem um tamanho diferente, obedecendo à regra de quanto maior o valor, maior o tamanho. São também serrilhadas nas bordas, justamente para serem diferenciadas por meio do tacto.
As notas também apresentam marcas tácteis em relevo.
O dinheiro pode ser facilmente conhecido por meio de um gabarito. A pessoa com deficiência visual recebe uma espécie de gabarito que indica o valor da nota, em Braille. Ao colocar a nota dentro desse gabarito, a ponta vai tocar sobre o valor correspondente que está escrito em Braille.
Muitas pessoas pensam que uma solução podia ser a inserção de caracteres em Braille nas notas. Mas seria, no entanto, é uma saída pouco viável: o Braille iria sair com o desgaste das cédulas, assim como acontece com as marcas de relevo actuais.
***
A não esquecer!
Amanhã, dia 3 de Dezembro, é Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por isso vale a pena ver este vídeo muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=jm3GeEb-MGE
Na nossa escola também haverá: uma exposição de fotografias e uma apresentação.
Bom trabalho a todos!