sábado, 28 de novembro de 2009

2º Sábado Especial - Materiais Bilingues para Alunos Surdos - 12 de Dezembro de 2009

Para responder às necessidades especiais de encontro, partilha e reflexão de todos os que se envolvem na Educação Especial, ‘Sábados Especiais’ é um programa de (auto)formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, com a colaboração das Escolas e outras instituições.
O segundo ‘Sábado Especial’ é no próximo dia 12 de Dezembro. «Materiais Bilingues para Alunos Surdos - O trabalho em rede» é o título do Encontro, que se realiza na Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto.
As inscrições estão abertas até 6 de Dezembro, sujeitas ao número limite de 100 participantes.

Programa
10:00 Abertura: Conceição Menino, Coordenadora do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN e Manuel Lima, Director da Escola Secundária Alexandre Herculano
10:15 Comunicações:
«Gesto a gesto, chega-se à letra. Sobre o Português e a LGP no ensino bilingue», Isabel Correia, Escola Superior de Educação de Coimbra
«Material didáctico de apoio ao ensino bilingue de surdos – Glossários e Reis de Portugal em LGP», Paulo Vaz de Carvalho, CED Jacob Rodrigues Pereira
«Ensinar Português no Secundário», Maria do Carmo Ferraz, Escola Secundária Alexandre Herculano
«O Projecto MATTICOM», equipa do AREBAS de Lamaçães, Braga
«LP e LGP: Espaços de autonomia e de articulação», equipa do AREBAS Eugénio de Andrade, Porto
«O Projecto de literacia no CED Jacob Rodrigues Pereira», Pedro Ladeira Barros, CED Jacob Rodrigues Pereira
«O Projecto Europeu ‘Spread the Sign’», a confirmar
Debate
13:00 Intervalo para almoço
14:30 Grupos de trabalho
A. Educação de Infância: «Criar e partilhar materiais educativos», orientação de Ana Luísa Ferreira (AREBAS Eugénio de Andrade, Porto)
B. 1º Ciclo: «Era uma vez: um gesto e dois e três. Recursos didácticos para o ensino bilingue», orientação de Isabel Correia (ESE Coimbra)
C. 2º Ciclo: «Duas línguas transversais ao currículo», equipa do AREBAS Eugénio de Andrade, Porto
D. 3º Ciclo: «Atelier de glossários», orientação de Paulo Vaz de Carvalho (CED Jacob Rodrigues Pereira)
E. Ensino Secundário: «Atelier de glossários», orientação de Pedro Ladeira Barros (CED Jacob Rodrigues Pereira)
16:30 Encerramento
(Programa da manhã com tradução em LGP; assegurada a participação voluntária de intérpretes nos grupos de trabalho da tarde)

Para participar, envie mensagem para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Inscrição Sábados Especiais – Materiais bilingues – 12 de Dezembro» e os dados pessoais: nome completo, escola, funções e nível de ensino. Os grupos de trabalho, com 20 participantes, serão constituídos de acordo com a ordem de chegada das inscrições e a representação das diferentes EREBAS. Receberá uma mensagem de confirmação até dia 7 de Dezembro.
Contacto:
Eduardo Cabral DREN
Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial
Tel.: 225 191 900 / Fax.: 225 191 999

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inquérito nacional sobre a Utilização das TIC na Educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais

O inquérito visa apurar as necessidades de formação dos Docentes de Educação Especial (DEE), de Apoio Educativo (DAE) e dos Coordenadores TIC/PTE.Pretende a coloboração destes docentes através da aplicação de dois questionários electrónicos e uma versão papel de um dos questionários (só entregue quando solicitada).
Os questionários podem ser acedidos através dos seguintes url:
- Para DEE e DAE – http://wsl2.cemed.ua.pt/jaime/dae.asp
- Para Coord. TIC/PTE - http://wsl2.cemed.ua.pt/jaime/coo.asp
Para qualquer esclarecimento contactem por favor para:
jaimeribeiro@ua.pt
telefones 234 372 425 e 91440619 .
Se é Professor de Educação Especial, de Apoio Educativo ou Coordenador TIC/PTE participe!!! Se não é, envie para os eventuais interessados.
A recolha de dados termina a 31 de Dezembro de 2009, não se atrase!!
Guardando o login atribuído, o inquérito pode ser interrompido e retomado mais tarde!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Seminário "O Sistema Braille: Passado e Futuro de um Instrumento essencial"

O seminário, de entrada livre, será no dia 2 de Dezembro de 2009 no auditório da biblioteca Nacional às 09h30.
Integra-se nas comemorações dos 200 Anos do Nascimento de Louis Braille e celebra, simultaneamente o 40º aniversário da Área de Leitura para Deficientes Visuais da BNP e os 35 Anos de publicação da revista "Ponto e Som".
As iniciativas são da responsabilidade conjunta de: Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, Instituto Nacional para a Reabilitação, Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Gabinete de Dinamização Cultural da Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Direcção Regional de Lisboa do Ministério da Educação e contam com a colaboração de diversas personalidades.


PROGRAMA

09h30 Recepção dos participantes
10h00 SESSÃO DE ABERTURA
10h30 LOUIS BRAILLE: O HOMEM E A OBRA
Moderador: representante do Instituto Nacional para a Reabilitação

Louis Braille: o génio que supera o analfabetismo dos deficientes visuais. Augusto Deodato Guerreiro (CML) / Fernando Abreu Matos
O Braille como meio natural de escrita e leitura para os deficientes visuais. Claudino Arieira Pinto (BNP)
40 anos ao serviço da promoção do Sistema Braille e outros meios complementares de acesso à leitura dos deficientes visuais. Isidro E. Rodrigues (BNP)
A marca indelével do espírito tifloassociativo na afirmação da escrita e leitura Braille e no desenvolvimento de serviços de acesso às espécies bibliográficas destinadas às pessoas com deficiência visual. Carlos Lopes (ACAPO)

12h30 Debate
13h00 Intervalo para Almoço
14h30 O SISTEMA BRAILE NA ACTUALIDADE E NO FUTURO
Moderador: representante do Ministério da Educação
A importância do Sistema Braille na educação das pessoas cegas. Vítor Rapoula Reino (Ministério da Educação, DREL)
O Braille e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Carlos Manuel dos Santos Ferreira
Uma língua, uma grafia Braille: a importância da uniformização da grafia Braille nos países de expressão portuguesa. José Guerra (Câmara Municipal de Coimbra)
O Braille na vida quotidiana. Ana Maria Fontes
· Domínio do sistema Braille como componente relevante na integração dos deficientes visuais em profissões de teor intelectual. Victor Calha / Carlos Jorge Barata Gonçalves.

16h30 Pausa para café
17h00 Debate
17h30 SESSÃO DE ENCERRAMENTO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1.º Congresso Internacional "Ser professor de Educação Especial"

Dia 5 de Dezembro de 2009, vai decorrer uma conferência sobre Inclusão Social, 1.º Congresso Internacional "Ser professor de Educação Especial". Será na Fundação Calouste Gulbenkian, na sala 1.

Para aceder ao programa e à ficha de inscrição:
http://centroaba.com/pt/images/stories/docs/inclusao_insc.pdf

Para mais informações:
Cátia Sousa
Telemóvel Geral 931 440 197
ABA Centro de Terapias Comportamentais
Av. de Sintra, Lote 2 2750-494 Cascais
Tel. 214 839 313 Fax 214 839 315

geral@centroaba.com
http://www.centroaba.com/

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança

No âmbito da comemoração, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, e a Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, em que se prevê a realização de um concurso de ilustração, abrangendo todos os estabelecimentos de educação e ensino, desde a educação pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico. Igualmente se prevê que as pinturas, fotografias ou desenhos premiados sejam integrados numa brochura sobre os direitos da criança, a ser amplamente divulgada.
Assim, os direitos pessoais da criança à identidade, à igualdade de oportunidades, ao respeito e à diferença, bem como os seus direitos civis, económicos e culturais, a saúde, a segurança social, a educação e a cultura, definidos nos dez artigos que compõem a Declaração, serão os motivos inspiradores da interpretação que cada grupo de crianças e alunos, com o apoio de um/a educador/a ou professor/a responsável, lhes entenda dar.
A realização destes trabalhos permite que, em cada comunidade educativa, educadores, docentes, alunos e também os pais e encarregados de educação possam desenvolver uma reflexão e boas práticas sobre os direitos da criança. Na verdade, é preciso conhecer bem esses direitos para que eles possam ser protegidos, reclamados e respeitados na vida quotidiana, tanto no plano pessoal, como familiar, escolar ou social. O conhecimento e o reconhecimento desses direitos despertarão, naturalmente, nas crianças e nos jovens, a consciência dos seus deveres e a responsabilidade para com as outras crianças e os outros jovens, os adultos, a comunidade e o ambiente que os cerca.
As condições de participação no concurso e os prazos de entrega e de apreciação dos trabalhos, os critérios de avaliação e os prémios a atribuir estão disponíveis no link abaixo indicado.
O concurso decorrerá entre os dias 3 de Novembro, abertura do concurso, e 2 de Março, data em que a lista de premiados será publicada.
O Ministério da Educação e a Fundação Pro Dignitate apelam para que cada comunidade escolar promova a dinamização desta iniciativa, mobilizadora de uma cultura de respeito, solidariedade e cidadania activa e responsável.
Seminário: O direito da Criança ao desenvolvimento Pleno das suas capacidades
No âmbito das comemorações acima referidas, a Fundação Pro Dignitate, vai organizar um seminário que irá decorrer nos dias 27 e 28 de Novembro de 2009.
Local: Lisboa, sede da Pro Dignitate (Praça da Estrela, nº 12 – 1º)
Data: 27 e 28 de Novembro de 2009

PROGRAMA
1º Dia

10.00h Entrega de documentação
10.15h Sessão de Abertura
- Doutora Maria de Jesus Barroso Soares Presidente da Fundação Pro Dignitate
- Lançamento do Concurso Infantil sobre a Declaração dos Direitos da Criança
- Dra. Isabel Alçada Ministra da Educação
10.45h -11.00h Pausa para café
12.30h “Direito à Educação e ao Sucesso Educativo”
Intervenção: Professor Doutor Guilherme de Oliveira Martins
Intervenção: Representante do Ministério da Educação
Moderador: Professor Doutor José Veiga Simão
Debate
13.00h/15.00h Intervalo para almoço
15.00h “Sensibilização dos Pais para a Importância das Expectativas Positivas em Relação aos Filhos”
Intervenção: Professor Doutor Júlio Pedrosa
16.00h -16.15h Pausa para café
Debate

2º Dia

10.00h “O Papel do Voluntariado na Escola”
Intervenção: Dra. Maria da Conceição Rolo – Professora do Ensino Básico
Comentadora: Dra. Maria de Lourdes Paixão
11.00h Pausa para café
11.15h “O Efeito dos Media na Educação (artº 17º da Convenção Int. Direitos da Criança)”
Intervenção: Professor Doutor Daniel Sampaio
Comentadora: Professora Doutora Conceição Lopes
12.30h Sessão de Encerramento
Mais informações em:

Campanha para angariar brinquedos-Notícia Jornal Sol (Online)

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou uma campanha para a recolha de brinquedos que vão ser transformados por alunos e depois oferecidos a crianças com deficiência.

A iniciativa, denominada Mil brinquedos por mil sorrisos, apela à população para que ofereça brinquedos com um sistema electrónico simples, de forma a poder ser adaptado num brinquedo para crianças que estão limitadas na forma de brincar pela deficiência que possuem, explicou hoje a coordenadora do CRID, Célia Sousa.
A responsável adiantou que a adaptação dos brinquedos vai ser feita por um grupo de alunos e professores voluntários do departamento de Engenharia Electrotécnica do Politécnico de Leiria.
«O trabalho consiste em adaptar o circuito de alimentação de cada brinquedo para poder ser usado com um interruptor externo que acciona o seu funcionamento», afirmou Célia Sousa.
A coordenadora esclareceu que, «depois de adaptados às necessidades de cada um, o objectivo será realizar a oferta dos brinquedos a diferentes instituições, com crianças com necessidades especiais».
Segundo Célia Sousa, os brinquedos adaptados destinam-se a «crianças essencialmente com deficiências motoras, que estão em cadeira de rodas e que não se podem deslocar para brincar com um brinquedo como qualquer criança».
«Também podem ser crianças com autismo, que precisam de ter alguns momentos de atenção», esclareceu a responsável, adiantando que igualmente crianças multi-deficientes estão no grupo de pessoas a que se destinam estes brinquedos.
«É essencial permitir às crianças portadoras de deficiência o acesso a brinquedos que lhes possibilitem gozar da actividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças que favorecem a sua integração na sociedade», defendeu Célia Sousa.
A campanha Mil brinquedos por mil sorrisos sucede a uma outra - Um brinquedo por um sorriso - que culminou, em Fevereiro deste ano, com a entrega de duas centenas de brinquedos a 20 instituições, incluindo estabelecimentos de ensino da região de Leiria.
A coordenadora do CRID adiantou que o objectivo da nova campanha é chegar aos mil brinquedos até ao Natal e alargar a sua distribuição a todo o distrito.
«Se tivermos mil brinquedos, podemos inclusivamente distribui-los por outros locais do país para os quais temos sido solicitados», declarou Célia Sousa.
Os brinquedos podem ser entregues no CRID, sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e a partir de dia 28 na Aldeia de Natal, que vai decorrer na cidade de Leiria.

http://www.crid.esecs.ipleiria.pt/
244829488

Intel Reader – leitor de e-books para deficientes visuais

A Intel lançou, esta terça-feira 11 de Novembro de 2009, um e-reader (leitor de livros electrónicos) destinado a portadores de deficiência visual.

Com o nome de Intel Reader, o leitor de e-books, especialmente desenvolvido para utilizadores cegos e com baixa visão, fotografa as páginas de um livro, jornal ou revista e reproduz em voz alta o conteúdo.


Como funciona o Intel Reader?

O utilizador deverá colocar o Intel Reader um pouco acima do que pretende ler. O e-reader tira uma fotografia da página e, segundos após, o conteúdo, convertido em texto, fica disponível para ser visualizado num monitor de grandes dimensões ou lido em voz alta.


Características técnicas do Intel Reader:

• Tamanho A5
• Processador Intel Atom
• LCD de 4,3 polegadas
• Câmara de 5 megapixels
• 2Gb de memória
• Conversor text-to-speach (texto para fala)
• Suporte a MP3 e WAV
• Preço anunciado: US$1.500O e-book reader da Intel, lançado hoje nos USA, em breve estará disponível no Reino Unido e, futuramente, em muitos outros países.

Sábados Especiais - Práticas com as Crianças Surdas - 28 de Novembro de 2009

Encontro

Práticas com as Crianças Surdas
Intervenção Precoce e Educação de Infância

28 de Novembro de 2009
Escola Básica de Lamaçães, Braga

Sábados Especiais é um programa de (auto)formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, com a colaboração das Escolas e outras instituições.

O primeiro Sábado Especial é já no próximo dia 28 de Novembro. «Práticas com as Crianças Surdas, Intervenção Precoce e Educação de Infância» é o título do Encontro, que se realiza na Escola Básica de Lamaçães, Braga (Ver ficheiro anexo, com o programa e modo de inscrição). As inscrições estão abertas até 23 de Novembro, sujeitas ao número limite de 60 participantes.

Programa
10:00 Abertura: Conceição Menino, Coordenadora do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN e João Dantas, Director do Agrupamento de Escolas de Lamaçães
10:15 «Projecto de Intervenção Precoce de Braga», Equipa do Projecto
«Bebé surdo – família – escola de referência, o triângulo necessário», Equipa de Intervenção Precoce e Jardim-de-Infância de Referência Bracara Augusta (Lamaçães)
«A brincar também se aprende», Equipa do Jardim-de-Infância de Referência do Covelo (Eugénio de Andrade)
«E porque não a música?», Equipa do Jardim-de-Infância de Referência Bracara Augusta (Lamaçães)
Debate
13:00 Intervalo para almoço
14:30 Grupos de trabalho
A.«A família na escola», coordenação de Equipa da EREBAS de Lamaçães
B. «Mãos e voz em parceria, histórias em sintonia», coordenação de Regina Silva, Ana Luísa Ferreira e Sofia Quintas (Eugénio de Andrade)
C. «Introdução ao Cued Speech – Português Falado Complementado», coordenação de Bruno Coimbra e Susana Capitão (Eugénio de Andrade)
D. «Sensibilização ao Sign Writing», coordenação de Bruno Remédios (Lamaçães)
16:30 Encerramento
(Programa da manhã com tradução em LGP)

Participação
As inscrições estão abertas até dia 23 de Novembro, limitadas a 60 participantes, de acordo com as seguintes prioridades:
1. Educadores de infância, formadores de LGP e terapeutas da fala em funções nos jardins-de-infância das EREBAS; educadores de infância em funções na rede de agrupamentos de referência para a intervenção precoce; familiares de crianças surdas dos jardins-de-infância das EREBAS
2. Outros docentes, formadores, intérpretes e terapeutas; outros familiares de crianças surdas
Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Inscrição Sábados Especiais – Práticas com crianças surdas – 28 de Novembro» e os seguintes dados: nome completo, escola, funções e nível de ensino onde exerce; os encarregados de educação devem indicar a escola e nível de ensino do seu educando. Indique os grupos de trabalho que pretende integrar por ordem de preferência (ex.: grupos de trabalho B/A/D/C).
Os grupos de trabalho serão constituídos de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Receberá uma mensagem de resposta, a confirmar a inscrição, até dia 24 de Novembro, com a indicação sobre o grupo a integrar.


Contacto
DREN / Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial
Tel.: 225 191 900 / Fax.: 225 191 999
gaee@dren.min-edu.pt

sábado, 7 de novembro de 2009

Curso Braille Virtual

A todos os que me pedem que lhes ensine Braille.
Aqui vai o Braille Virtual que é um curso on-line aberto, público e gratuito, destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem.
Este curso é orientado especialmente a pais, crianças, professores, ...para todos os que queiram aprender.

Para aceder ao curso: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html

Aproveitem!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Problemas de comportamento em contexto educativo

No dia 20 de Novembro, em Viseu irá decorrer um workshop sobre a existência de problemas de comportamento em contexto escolar e educativo, que é, actualmente, um dos temas que mais preocupa os professores, pais e até os próprios alunos.

Mais informações em: http://forliteracia.wordpress.com/ola/

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Encontro Internacional Educação Inclusiva

No dia 14 de Novembro, vai realizar-se no auditório da escola EBI Roberto Ivens, em Ponta Delgada, o encontro internacional Educação Inclusiva: Boas práticas.
No encontro serão apresentadas as conclusões do projecto dedicado à Avaliação da Educação Inclusiva nos Açores.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Novidade: Curso profissional para adultos com necessidades educativas especiais

O Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e a Quinta Essência (Qe) Sintra desenvolveram o curso profissional de Apoio Administrativo e Secretariado para adultos com necessidades educativas especiais ou com atraso de desenvolvimento intelectual.
O curso irá decorrer nas instalações do ISLA e terá início em Novembro de 2009.
Para efectuar a sua candidatura contacte a Qe Sintra através de telefone 21 915 47 40 ou envie e-mail para info@quintaessencia.pt
Para mais informações visite o Sítio Web da Quinta Essência

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Papel do prof de Ensino Especial

É importante nunca perder de vista que o responsável pela aprendizagem do aluno portador de deficiência é o professor da disciplina, responsabilidade que, em momento algum pode ser delegada no professor de Ensino Especial.
Assim, o professor do Ensino Especial é apenas um professor de apoio e que, por isso, apenas lhe compete dar apoio ao professor regular na especificidade daquela deficiência. O aluno com deficiência visual deve receber a mesma atenção que aos demais alunos da turma e o mesmo apoio. Deve haver uma frequente comunicação, sobre os progressos ou problemas do aluno, entre o professor titular da disciplina/turma e o professor do ensino especial.O professor do Ensino Especial deve receber com alguma antecedência: os textos, testes e de outros documentos que seja necessário transcrever para Braille ou para caracteres ampliados.Compete ao Professor de Educação Especial:
· Proporcionar os apoios necessários para que a criança possa ter sucesso escolar;
· Dar apoio ao professor do ensino regular, respondendo às suas dúvidas;
· Fazer eventuais sugestões ou demonstrar modos de procedimento que possam conduzir a melhores resultado;
· Adaptar os materiais didácticos;
· Pôr à disposição da criança todos os utensílios e equipamentos específicos de que necessite:
· Assegurar ele próprio, ou fazer com que seja assegurada, através do apoio pedagógico personalizado, a possibilidade de recuperação ou apoio complementar nas matérias que o aluno tenha mais dificuldade em assimilar na turma.
· Servir de elo de ligação entre a casa e a escola.
Assim, são necessários empenhamento, trabalho em mútua colaboração e entendimento entre os dois professores.
A presença do aluno portador de deficiência na turma deve ser um bom pretexto para incrementar o desenvolvimento de um grande leque de valores ligados à cidadania, nos colegas da turma e da própria escola.